hashdas

1268 palavras 6 páginas
Colheita Florestal
A evolução da colheita florestal no Brasil

A atividade de colheita florestal passou por um significativo processo de mecanização nas ultimas décadas. Na década de 40 praticamente não havia emprego de máquinas nas operações de colheita florestal. As operações de corte eram realizadas de forma rudimentar com uso de machado, foices e serras. A extração também se baseava em métodos rudimentares utilizando o trabalho braçal e animal. Nas décadas de 50 e 60 começaram a surgir algumas atividades mecanizadas na colheita florestal, porém, estas eram realizadas com auxílio de máquinas oriundas dos setores industrial e agrícola. Este cenário modificou-se a partir da década de 70, quando o processo de modernização das operações de colheita florestal começou a se despontar, a demanda por produtos de origem florestal contribuiu para uma mecanização intensiva do setor, visando um aumento na produtividade. A colheita foi a fase do processo que mais sofreu alterações devido a introdução de tratores florestais para o corte e a extração da madeira.

Com a abertura das importações por volta de 1994, grande parte das empresas iniciou a mecanização da colheita. Desde então, verifica- se um aumento contínuo do nível de mecanização no país

Análise da colheita florestal mecanizada
Com o crescimento da economia brasileira a partir da década de 90, o setor florestal brasileiro passou por várias mudanças como a implementação de modernas máquinas e equipamentos para adaptação ao mundo globalizado e à abertura do mercado nacional.

Por possuir um imenso território, o Brasil detém grande parte dos recursos naturais mundiais, o que contribui para fazê-lo destaque neste setor em nível político internacional, gerando diversos empregos e aumentando o faturamento do País. O crescimento da demanda dos produtos florestais incentivou o melhor planejamento dos processos produtivos das empresas, valorizando conseqüentemente o grau de competitividade das mesmas.

Relacionados