hasenise

400 palavras 2 páginas
Agente etiológico: Schistosoma mansoni. Popularmente conhecida como Doença do caramujo ou barriga d’água. Exame em múmias egípcias de 3 mil anos mostraram lesões típicas da doença. A esquistossomose no Brasil foi introduzida na época da escravidão em decorrência da importação dos escravos africanos que traziam consigo o parasito para áreas onde haviam os moluscos transmissores. É uma doença grave, causada por um verme do gênero Schistosoma, que se instala nas veias do fígado e do intestino das pessoas

Vermes adultos:
O macho é menor porem é mais largo que a fêmea;
O macho possui o canal Ginecóforo;
Possuem ventosas (oral e ventral).
Cercária:
Formado por corpo e cauda;
Corpo em forma de pêra;
Cauda bifurcada.
Ovo:
Forma oval com espícula lateral
Casca fina (2 membranas)
Larva interior(miracídio)
É uma parasitose de alcance mundial, sendo a segunda causa de morte no mundo, dentre todas as outras parasitoses (≈ 100.000 mortes por ano). No Brasil, estima-se que a prevalência média de infecção pela Entamoeba é de aproximadamente 23% da população, embora que na maioria dos casos sejam assintomáticos

As espécies pertencentes ao gênero Entamoeba foram reunidas em 4 grupos:
Entamoeba com cistos contendo oito núcleos, o “Grupo coli”: E. coli (homem), E. muris (roedor), E. gallinarum (aves domésticas).
Entamoeba com cistos de quatro núcleos, o “Grupo hystolytica”: E. hystolytica (homem), E. dispar (homem), E. hartmanni (homem), E. ranarum (sapo e rã), E. moshkovskii (vida livre).
Entamoeba com cistos de um núcleo: E. polecki (porco, macaco e o homem).
Entamoba cujos cistos não são conhecidos ou não possuem cistos: E. gingivalis (homem e macacos).
Patogenia:
Os cistos são resistentes a condições adversas, como baixas temperaturas, ambientes clorados, acidez gástrica e enzimas digestivas, são capazes de passar ilesos pelo estômago e chegarem ao intestino delgado, mais precisamente na região do íleo e ali eclodirem formando trofozoítos.

Relacionados

  • hasenise
    1148 palavras | 5 páginas