Has hipertensão arterial sistêmica

Páginas: 9 (2212 palavras) Publicado: 3 de abril de 2012
NTRODUÇÃO

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença crônica, ou seja, que não tem cura, pode ser controlada com a educação à saúde dos pacientes portadores.
A HAS é comum em todo mundo e atinge jovens, adultos e idosos, pessoas de ambos os sexos, de todas as raças e de qualquer padrão social. É uma das doenças de maior prevalência no mundo moderno e é caracterizada pelo aumento dapressão arterial, tendo como causas a hereditariedade, a obesidade, o sedentarismo, o stress e outras .A sua incidência aumenta com a idade .No Brasil, estima-se que 15% a 20% da população brasileira adulta possa ser considerada hipertensa, podendo ocorrer também em crianças e adolescentes. É também uma afecção que leva a cerca de 40% dos casos de aposentadoria precoce e faltas ao trabalho em nossomeio.

O QUE É HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTEMICA (HAS)?

A hipertensão arterial sistêmica (ou pressão alta), ocorre quando aumenta a força que o fluxo de sangue exerce dentro das artérias. Este aumento da força estraga a parede dos vasos (arteriosclerose), sobrecarrega o coração que tem que fazer mais força para bombear o sangue e os rins onde a pressão de filtração fica muito grande. O problemapode estar nos vasos cujas paredes têm músculos que podem se contrair aumentando a resistência à passagem do sangue ou ainda, a um maior fluxo de sangue pelo sistema circulatório: o coração pode bater com maior freqüência e intensidade. A pressão é considerada alta quando esta acima de 140X 90mmhg (milímetros de mercúrio).Esses números são referencias para adultos (maiores de 18 anos).IMPACTO NA MORBIDADE

A hipertensão é um importante fator de risco para a doença cardiovascular, seja na forma de doença isquêmica, insuficiência cardíaca ou doença cerebrovascular. A mortalidade por doença cerebrovascular, especificamente a hemorragia intraparenquimatosa, é diretamente relacionada com os níveis tencionais.
No Brasil em 2003 as mortes por doenças cardiovasculares foram 27,4% detodos os óbitos. Excluindo-se as mortes violentas e de origem não definida o índice sobe para 37%.
Apesar do reconhecimento da hipertensão como uma entidade de prevalência elevada, seu tratamento continua inadequado. Isto se deve principalmente ao caráter assintomático da hipertensão durante seus 15 a 20 primeiros anos de evolução, sendo difícil convencer um paciente do perigo em potencial quecorre e da necessidade de mudar seu estilo de vida e principalmente da necessidade de utilizar as medicações.


CAUSAS

É um problema que afeta homens e mulheres. Na grande maioria dos casos (cerca de 95%), não se sabe a causa da hipertensão – é a chamada hipertensão primaria. Em alguns casos menos comuns (mais ou menos 5%), existe alguma doença especifica que faz a pressão aumentar (por exemplo,doenças dos rins, de supra-renais, tumores,etc.)
Embora não se saiba exatamente porque a pressão alta se desenvolve, alguns fatores de risco já foram identificados. Um dos mais importantes é a hereditariedade. Se o pai ou mãe tem pressão alta, então é grande a chance dos filhos também terem.

Outros fatores importantes:

Obesidade: por si só ela sobe a pressão também aumenta a retenção desal.
Falta de exercício: o sedentarismo atua por mecanismos iguais aos da obesidade.A atividade física regular diminui a pressão em cerca de 15% a 20%.
Colesterol elevado: aumenta o risco de entupimento dos vasos. A hipertensão agrava o quadro aumentando a chance de problemas cardíacos.
Bebidas alcoólicas: a doença é muito mais freqüente entre as pessoas que bebem demais do que os que consomemcom moderação.
Stress: doses elevadas dos hormônios adrenalina e noradrenalina contraem as artérias, exigindo um maior esforço do coração.
Herança genética: filhos de pais com pressão alta tem o dobro de chances de manifestar a doença.
Idade e sexo: o risco aumenta a partir dos 30 anos nos homens e depois da menopausa nas mulheres.
Etnia: a população negra apresenta maior numero de casos. As...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hipertensão arterial sistemica (has)
  • Hipertensão arterial sistêmica
  • Hipertensão Arterial Sistêmica
  • HAS
  • HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTEMICA
  • HAS hipertenção arterial sistemica
  • Hipertensão arterial sistêmica
  • Hipertensão arterial sistemica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!