HAS hipertenção arterial sistemica

Páginas: 20 (4987 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2014
Hipertensão Arterial
Hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão ládentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados à pressão sobe.

Como é definida?
A pressão arterial alta (hipertensão) é geralmente um distúrbio assintomático no qual a elevação anormal da pressão nas artérias aumenta o risco de distúrbio como acidente vascular cerebral,ruptura de um aneurisma,insuficuencia cardíaca,infarto do miocárdio e lesãorenal.
A hipertensão tem sido dominada de assassino silencioso , por que em geral,ela não produz sintomas durante muitos anos (ate ocorrer lesão de um órgão vital).O problema ocorre mais frequentemente entre os indivíduos de taça negra – 38% dos adultos (principalmente mulheres) negros apresentam hipertensão arterial,em comparação com 29% dos adultos da raça branca. Frente a um determinado nívelde pressão arterial,as consequências da hipertensão são piores nos indivíduos da raça negra.
A hipertensão é definida pela pressão sistólica media em repouso de 140 mmhg ou mais e/ou pela pressão diastólicas em repouso media de 90mmhg ou mais.nos casos de hipertensão arterial é comum tanto a pressão sistólica quanto a pressão diastólica estarem elevadas,como mostra a tabela abaixo.

CategoriaPressão Arterial
Sistólica
Pressão Arterial
Diastólica
Pressão arterial normal
Inferior a 130 mmHg
Inferior a 85 mmHg

Pressão arterial normalalta
130-139
85-89

Hipertensão de grau 1(leve)
140-159
90-99

Hipertensão de grau 2(moderada)
160-179
100-109

Hipertensão de grau 3(grave)
180-209
110-119

Hipertensão de grau 4(muito grave)
Igual ou superior
a 210
Igual ousuperior
a 120

Classificaçao da HAS
A própria hipertensão pode também ser dividida em várias classificações: a JNC7 distingue a hipertensão de estágio I, II e a hipertensão sistólica isolada. Esta refere-se à pressão sistólica elevada, mas com pressão diastólica normal, sendo comum entre os idosos.3 As orientações ESH-ESC de 200710 e a BHS IV de 200411 referem ainda um terceiro estágio(hipertensão de estágio III) para indivíduos com pressão sistólica acima dos 179 mmHg ou pressão diastólica acima dos 109 mmHg.
Adultos
Assim, segundo a classificação JNC7, em indivíduos de idade igual ou superior a 18 anos, a hipertensão define-se pela medição regular de valores de pressão sistólica e/ou diastólica mais altos do que os valores de referência (actualmente 139 mmHg para a sistólica e 89mmHg para a diastólica: ver tabela). No caso de monitorização constante, como a que possa ser feita em casa ou em ambulatório durante o prazo mínimo de 24 horas, são usados valores de referência mais baixos (135 mmHg para a sistólica ou 85 mmHg para a diastólica).8 Ainda segundo o relatório JNC7, foram criadas categorias inferiores à hipertensão propriamente dita, chamadas de pré-hipertensão, deforma a melhorar a percepção da existência de um risco contínuo ao longo de qualquer valor acima do valor de 120 mmHg. A classificação JNC7, de 2003, uma revisão de JNC6 assim como de inúmeras publicações,3 recorre ao termo pré-hipertensão para valores de pressão sanguínea entre 120 e 139 mmHg para a sistólica e entre 80 e 89 para a diastólica. Se bem que os limites da pressão diastólica sejamincontestáveis, já os da pressão sistólica têm sido contestados e o interesse deste conceito de pré-hipertensão não tem sido provado, salvo em grupos com múltiplos factores de risco.

Crianças e adolescentes
A ocorrência de hipertensão em crianças e adolescentes ocorre entre 2 e 9% dos indivíduos, dependendo da idade, sexo e etnia, e obesidade.15 Está também associada ao risco de vir a padecer de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA HAS
  • Hipertensão arterial sistemica (has)
  • Has hipertensão arterial sistêmica
  • Hipertenção arterial
  • Hipertençao arterial
  • Hipertenção arterial
  • Hipertenção arterial
  • Hipertenção Arterial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!