Hart e Kelsen

Páginas: 4 (988 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
-“Teoria Pura do Direito” - Hans Kelsen

No prefácio de sua obra, Kelsen revela ambicionar o desenvolvimento de uma “teoria jurídica pura”, com objetividade e exatidão, isenta de ideologia políticaou elementos das ciências naturais, consciente de sua especificidade. Percebe-se também no prefácio que as ciências sociais estão mais suscetíveis à interferência política que as naturais, pois ointeresse no progresso tecnológico ultrapassa os interesses políticos, enquanto o avanço das teorias sociais não traz vantagens imediatas indiscutíveis, ao mesmo tempo em que o poder se beneficia dessarelação com o Direito. Portanto a busca pela pureza na ciência jurídica.

Adiante em sua obra, Kelsen explica as normas jurídicas como sendo objeto da ciência jurídica e as condutas humanasencontram-se presentes apenas no conteúdo da norma. Depois, o autor diz que as relações inter-humanas são apenas reconhecidas enquanto relações jurídicas se constituídas através das normas.

São propostastambém duas teorias do direito, a estática e a dinâmica. A primeira tem por objeto o direito, como sistema de normas em vigor. A segunda tem por objeto o processo jurídico, o direito aplicado.Depreende-se, portanto, que o direito é regulado por ele mesmo. Além disso, entende-se que o processo legislativo é regulado pela constituição e a aplicação das leis maternais é feita pelos tribunais e porautoridades administrativas.

- “O Conceito de Direito” - Herbert Lionel Hart

A pergunta “o que é direito?” é inconclusiva, tanto no senso comum quanto para juristas, visto que o direito apresentadiversas facetas. O senso comum do Direito apresenta partes importantes da sua prática, como o conhecimento de alguns crimes (exemplo: homicídio), questões sobre propriedade e patrimônio, existência detribunais e casas legislativas etc. Há questões, no entanto que propõem dificuldades inclusive para juristas, como o direito primitivo e o direito internacional. Porém, a dificuldade nesses casos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Kelsen e Hart
  • RESENHA KELSEN E HART
  • Resenha Kelsen e Hart
  • Positivismo juridico de Hans Kelsen e Hart
  • Hart
  • Hart
  • HART
  • HART

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!