Harry Pross e McLuhan - O Show de Trumann

873 palavras 4 páginas
Universidade São Judas Tadeu

Análise do conteúdo do filme Show de Truman com as teorias das mídias de Harry Pross e os conceitos de Marshall McLuhan

São Paulo
2014
Universidade São Judas Tadeu

Análise do conteúdo do filme Show de Truman com as teorias das mídias de Harry Pross e os conceitos de Marshall McLuhan

Danielly Fernandes 201315036
Michelle Félix 201304926
Paula Souza 201208808
Vanessa Lima 201306896

São Paulo
2014
Harry Pross e Marshall McLuhan foram teóricos famosos por criar conceitos sobre atos comunicacionais. Harry Pross apresentou estudos sobre as mídias primárias, secundárias e terciárias enquanto McLuhan definiu o meio como sendo a mensagem levando em conta a mídia como extensão do homem.
Ao analisar o filme The Truman Show, nota-se que todas as teorias são aplicadas em diversos momentos durante as cenas. Ao acordar, Truman, personagem principal representado por Jim Carrey, se vestia para o trabalho, o que já é um ato comunicacional, desejava um “bom dia, boa tarde e boa noite” para seus vizinhos e saia rumo ao escritório. Tudo isso já se encaixava, segundo Harry Pross, na mídia primária por existir o uso fundamentalmente do corpo como meio para comunicação obtida apenas no tempo presente, não havendo forma de registro além da memória.

Durante o filme, protagonista encontra uma mulher pela qual se apaixona, ao perder contato com esta, Truman sente a necessidade de reproduzi-la de alguma maneira. A melhor forma encontrada por ele foi a representação com o uso da mídia secundária, conforme teoria de Harry Pross, trazendo sua presença de forma virtual com o uso de recortes de fotografias impressas em anúncios de revistas, montando colagens a fim de que se parecesse com ela. Era uma forma de transformar sua memória (mídia primária) em um registro em papel (mídia secundária).

O teórico em questão caracteriza a mídia terciária pelo uso da tecnologia, possibilidade de eternização da

Relacionados