Harmoniza O Cont Bil Brasileira S Normas Internacionais Ok

302 palavras 2 páginas
Harmonização Contábil Brasileira às Normas Internacionais

O crescimento e a globalização da economia mundial têm nos trazido um avanço tecnológico, principalmente através das empresas internacionais e multinacionais em outros países. Com esse progresso tem-se forçado a alteração das informações contábeis preparadas de acordo com os padrões e práticas locais de cada região ou país, para que assim possam ser interpretadas corretamente por todos os usuários locais e externos. Com essa harmonização das normas contábeis, surgiu a necessidade de maior clareza na interpretação das informações contidas nas demonstrações financeiras de cada empresa, estejam elas localizadas em qualquer país.
No Brasil, foi editada a Lei 11.638/2007 vigorada em 01.01.2008, reformulando parte da “Lei das S/A” (Lei 6.404/76). Essa legislação harmoniza a contabilidade brasileira aos padrões internacionais facilitando o investimento estrangeiro e também, obriga as empresas de capital fechado a divulgarem seus balanços.
Com as novas regras ocorreram diversas alterações, como a extinção da DOAR (Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos) e a obrigatoriedade da elaboração da DFC( Demonstração dos Fluxos de Caixa) e DVA (Demonstração do Valor Adicionado). Além disso, criou-se o grupo ativo intangível e contas contábeis que substituem a extinta reserva de reavaliação.
Um aspecto que preocupa os contabilistas são os efeitos fiscais da legislação. Os lançamentos de ajuste efetuados para a harmonização de normas contábeis e as demonstrações e apurações elaboradas não poderão ser base de incidência de impostos e contribuições ou outros efeitos tributários podendo gerar aumento de imposto de renda e contribuição social sobre o lucro das empresas.
O aumento da transparência dos balanços e das demonstrações financeiras é o principal benefício destas normas. Internacionalmente falando, facilita também o trabalho dos contadores pela aplicação universal e os que conferem com maior rigidez as

Relacionados

  • portifolio fundamentos da contabilidade
    23802 palavras | 96 páginas