Harmonia conjugal

Páginas: 64 (15930 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
SETOR PÓS-MATRIMONIAL DA PASTORAL FAMILIAR

De acordo com o Diretório, esse Setor tem a responsabilidade de promover a formação contínua para a vida conjugal, familiar e comunitária. Utiliza-se, para isso, de recursos diversos: contatos individuais, organização de eventos festivos, cursos, ciclos de conferências, encontros de reflexão e de trabalho, grupos de estudo e apoio para a vida emfamília etc. O subsídio “Hora da Família”, os módulos de estudo do INAPAF e a Revista Vida e Família, publicados pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, contêm, entre outros, temas para a formação da família, o cultivo da convivência familiar e a promoção da vida espiritual. Igualmente, ajudam nesse sentido a realização de retiros, seminários, fóruns, congressos e assembleias.
Ouseja, a grande missão desse setor é promover a formação continuada dos cônjuges, acompanhá-los, orientá-los e apoiá-los.
Essa etapa da Pastoral Familiar é bastante vasta: abrange casais recém-casados, pais de crianças pequenas, famílias e a problemática da adolescência etc.
Esse Setor poderá ser subdividido em várias equipes, conforme a realidade das famílias da paróquia e as atividades que serãodesenvolvidas. Para orientar a decisão a ser tomada por essa equipe, damos alguns exemplos:
* Visitas às famílias da paróquia.
* Cuidado pastoral com os recém-casados (criação de grupos de recém-casados).
* Cursos sobre planejamento familiar (métodos naturais).
* Encaminhamento a movimentos de espiritualidade e mística conjugal.
* Participação nas pastorais, movimentos e serviços existentesna paróquia.
* Preparação dos pais para o batismo dos filhos: trabalho em conjunto com a Pastoral do  
Batismo, ajudando-a ampliar sua atuação (encontro nas casas, visitas domiciliares, em nome da comunidade paroquial, à família do recém-nascido etc.)
* Atenção especial a pais que têm filhos com problemas.
* Atenção às famílias com problemas (crises familiares, alcoolismo, drogas etc.
*Realização de retiros e encontros de casais e famílias.
* Cuidado especial com viúvas e viúvos, pessoas solitárias.
* Cuidados pastorais com os idosos e outras atividades voltadas a evangelização das famílias.

PASTORAL FAMILIAR ARQUIDIOCESE DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO – REGIONAL LESTE 1

SETOR PÓS MATRIMONIAL

1.No Gênesis está escrito:. “E o homem disse: Desta vez é carne de minhacarne e osso dos meus ossos; chamar-se-á mulher, porque foi tirada do homem” (Gn 2,23)
“Nenhum plano de pastoral orgânica, a qualquer nível que seja, pode prescindir da Pastoral Familiar” (Familiais Consorti 70).

“A Pastoral Familiar, longe de ter perdido o seu caráter prioritário, revela-se hoje ainda mais urgente..” (Puebla, nº 570).
Fazendo uma pesquisa, de maneira direta e simples,descobrimos a ânsia generalizada de uma Preparação mais ampla e séria, não apenas para o casamento, mas para TODA A VIDA FAMILIAR. Não se pedia um novo Manual para Preparação para a Vida Matrimonial (Curso de noivos), mas, o desenvolvimento de temas, dinâmicas, retiros, acompanhamentos, aconselhamentos, que viessem a preencher lacunas enormes na fase Pós Matrimonial.

2. (Dom Eusébio OscarScheid,S.C.J - Preparação para o casamento e para a Vida Familiar - Editora Santuário Setor Pós – Matrimonial: deverá desenvolver um trabalho buscando o entrosamento com as equipes da Pastoral do Batismo (pais e padrinhos), equipes da Pastoral da Catequese (pais ou responsáveis das crianças da Catequese), grupos da Pastoral da Crisma (pais dos crismandos) grupos da Terceira Idade; para melhor atender asnecessidades de cada família, Viúvas(os), Encontros com Gestantes, Núcleo Pró-Família – Métodos naturais de planejamento familiar - Paternidade e Maternidade responsáveis- Atendimentos a famílias da comunidade. Dentro deste setor poderão ser desenvolvidos: * Atendimento a grupos familiares (jovens recém-casados, casados há mais tempo, grupos de reflexão, círculos bíblicos, missão popular, entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HARMONIA CONJUGAL
  • HARMONIA CONJUGAL
  • Palestra harmonia conjugal
  • APLICANDO A METODOLOGIA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS NA CONSIGNAÇÃO DA HARMONIA NOS RELACIONAMENTOS CONJUGAIS
  • Harmonia
  • Harmonia
  • Harmonia
  • harmonia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!