Harmónicos

Páginas: 4 (904 palavras) Publicado: 21 de abril de 2011
Introdução

A competição industrial que hoje se vive, obriga as instalações a assegurar que os recursos utilizados sejam rentabilizados da melhor forma possível, através da optimização daprodução, tanto a nível da quantidade, como principalmente da qualidade, evitando-se perdas desnecessárias.
Os problemas relacionados com a qualidade da energia eléctrica podem resultar em avultados prejuízoseconómicos, sendo por isso alvo de grande preocupação. Apesar de tal facto, a maioria das instalações não estão preparadas para lidar com isso, tendo ainda a agravante de não relacionar os problemasocorridos nas instalações, com a falta de qualidade da energia a que estão sujeitos.
Ao longo do tempo tem-se verificado que este é um problema que merece cada vez mais atenção, pois o número decargas deterioradoras das formas de onda de tensão e corrente dos sistemas de potência não pára de aumentar. As alterações nos tipos de equipamentos utilizados, que por um lado são sensíveis aperturbações, veio aumentar os problemas com a qualidade de energia, pois são também responsáveis por esses mesmos problemas, já que funcionam como cargas não lineares.
Neste trabalho vão ser discutidos osimpactos que as cargas não lineares, mais especificamente, a distorção harmónica produzida por estas, têm sobre componentes e equipamentos de uma instalação eléctrica.

Impactos dos harmónicos nasinstalações eléctricas

Na presença de sinais de corrente ou tensão, com formas de onda não sinusoidais, as instalações eléctricas podem sofrer danos nos seus componentes e nos aparelhos a elaligados.
Os impactos da distorção harmónica variam de equipamento para equipamento, sendo necessária a utilização de equipamentos específicos para a sua detecção, embora alguns sejam visíveis ouaudíveis. Estes impactos, assim como os equipamentos afectados vão ser discutidos de seguida.

Impactos nas máquinas eléctricas
As máquinas eléctricas são frequentemente alimentadas por grandezas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • harmônico
  • harmonicos
  • Harmonicos
  • harmonicos
  • Harmonicos
  • harmonicos
  • Harmonicos
  • O Oscilador Harmônico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!