Hardware Xriptografico

16806 palavras 68 páginas
SUMÁRIO
1 CERTIFICAÇÃO DIGITAL
1.1 INTRODUÇÃO

A Internet se disseminou de uma forma que hoje influencia direta e indiretamente o dia a dia de muitos seres humanos. Milhares de transações são realizadas todos os dias e o número de pessoas que utilizam a Internet, como meio para operações bancárias, compras, declaração de imposto de renda, dentre outros serviços, só têm aumentado.

Os e-mails, por exemplo, que antes eram utilizados apenas para envio de textos com lembretes e recados, hoje são bastante utilizados para envio de notas fiscais e comprovantes de pagamento.

Muitos ainda hesitam em utilizar o meio digital para realizar transações, e não é porum motivo qualquer. Existem muitos serviços que ainda não são disponibilizados, justamente pelo fato da Internet ser um meio de comunicação público e de certa forma muito vulnerável em termos de segurança, caso não se tome alguns cuidados. Porém a necessidade pelo uso da rede mundial em uma maior escala e com diversidade de aplicações está levando os pesquisadores a buscarem soluções mais seguras.

Quando se fala em segurança na Internet, não se pode pensar somente em hackers e ataques a sites. É necessário saber que quatro princípios básicos estão envolvidos:privacidade, integridade, autenticidade e disponibilidade.

Por isso, é com enorme esforço que especialistas vêm desenvolvendo tecnologias paragarantir que os princípios da segurança se tornem invioláveis. Entretanto, nem todas as soluções adotadas conseguem resolver, ou pelo menos amenizar, todas as questões relacionadas à segurança.

Uma das tecnologias que está sendo usada é a Certificação Digital, que prioriza as questões relacionadas direta ou indiretamente com os princípios de segurança.

A certificação digital pode ser entendida como uma tecnologia que provê mecanismos de segurança, capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas.

O

Relacionados