hardenia

559 palavras 3 páginas
Universidade Estácio de Sá

Aspectos antropológicos e sociológicos da educação
Professor: Cesar

Nome: João Paulo Alves
Matricula :201403032556

Assistir ao filme: “Entre os Muros da Escola” e ler: apostila 1 “Introdução à sociologia da Educação” e apostila 2 “Sociologia”.
Responder as seguintes questões:
1. Comentar as cenas que, para você, ficam evidentes os aspectos da Socialização e o Ser Social no filme. (Apostila 2, páginas 175 a 186)

Existem a o longo do filme diversas cenas que evidenciam os aspectos da socialização, em foco no tema podemos exemplificar a primeira aparição do novo professor em sala onde existe uma previa apresentação e onde podemos ver a socialização dos integrantes daquele micro grupo social, e por outro lado ressaltando a sensibilidade analítica em notar a diversidade ética e social que existe na classe.

2. Como você analisa as atitudes do professor e da escola? Comente baseado no capítulo 2 “A educação como processo social”
As atitudes do professor e as atitudes da escola são em partes diferentes , o professor possui um espírito muito forte e tende a ser obstinado a ensinar e resolver os problemas , conhece a importância do educador concluímos que É a vida em sociedade que efetivamente nos transforma em seres humanos. O convívio social nos obriga a certos comportamentos e ideias que fazem com que sejamos vistos e nos vejamos como seres humanos. Assim, a ideia de “humano” não é meramente biológica, mas sim cultural.
Aquele que consideramos ser humano nada mais é do que um indivíduo que aprendeu a viver em sociedade. As ciências sociais designam como socialização o processo que faz com que os homens se tornem seres sociais, pois é através da socialização que aprendemos a viver em grupo.No processo de socialização um educa o outro a como se comportar. Nenhuma sociedade poderia sobreviver muito tempo se os membros mais novos não fossem socializados, pois para ocupar certas

Relacionados