Hapapapap

2291 palavras 10 páginas
Pré-cambriano A mais antiga e longa das Eras Geológicas, e estende desde a formação da Terra, há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, até 570 milhões de anos atrás. Segundo a antiga concepção, o Pré-Cambriano abrangeria ao Éons Hadeano, Arqueano e Proterozóico juntos, correspondendo a cerca de 80% do tempo geológico do planeta. Sendo assim, prosseguiremos a definição do período Pré-Cambriano de acordo com os Éons oficiais que o compõem:

Éons Hadeano Inicia-se com a formação da Terra há cerca de 4,5 bilhões de anos atrás. Hadeano deriva do grego ‘’hades’’ que significa “inferno”. Isso se deve ao fato de que no princípio do período de formação do planeta, a Terra era uma massa incandescente com rios de rocha dissolvida, vulcões em erupção e grande quantidade de enxofre. A atmosfera inicialmente era composta por nitrogênio, amônia, hidrogênio, monóxido de carbono, metano e vapor de água, expelidos pelos vulcões, e nem sinal do oxigênio. Acredita-se que ainda no Éon Hadeano a terra tenha sido atingida por um asteroide do tamanho de Marte que acabou originando a Lua.
-Era Imbrico (3850-3800 Ma) Fim do bombardeiro dos Meteoritos Imbrico Inferior que é caracterizado pelos milhões de anos da formação da atual crosta lunar. Após milhões de anos sofrendo impactos, finalmente o basalto se acumulava nas bacias e crateras lunares, e a fermentação do leite começou, até o fim do Imbrico Inferior, a crosta da lua já era formada em 80% pelo mais puro queijo suíço. Imbrico Superior foi outro longo período de muito mais nada ocorrendo na Lua. Acredita-se que foi a época que um oceano de agua se formou no manto do satélite

-Era Nectárico (3920-3850 Ma) a.C- Grande impacto da Lua

-Era Grupos de Basin (4150-3920 Ma) a.C- Durante este período a terra continuou com vulcanismo intenso, e muitos impactos de meteoros, tanto na terra quanto na lua.

-Era Criptico (4570-4150 Ma) a.C- Formação da Terra e a Lua

Éon Arqueano Há 3,85 bilhões de anos e 2,5

Relacionados