Hanseníase -

Páginas: 2 (488 palavras) Publicado: 13 de abril de 2013
MAL DE HANSEN (HANSENÍASE)


O mal de Hansen, (Lepra / Hanseníase) é uma doença antiga, com registros bíblicos comprovando sua existência há mais de dois mil anos.
Naquela época, a hanseníase,assim como outras doenças, era vista como um castigo dos Deuses. Os doentes eram recolhidos e enviados à leprosários, onde permaneciam até a morte.
Somente em 1873, o norueguês Amauer Hansendescreveu a Mycobacterium leprae , como causadora da Hanseníase ( nome do cientista deu origem ao nome da doença).Essa bactéria foi a primeira a ser reconhecida historicamente como causadora de uma doença.A hanseníase é uma doença infecto contagiosa , que atinge a pele e nervos periféricos, com predileção pela célula de Schwann. É de diagnóstico simples, devido as peculiaridades causadas pelamoléstiado tecido afetado).

-Prevalência no Brasil :

O Brasil é o primeiro país em casos da doença, seguido pela Índia, Moçambique, entre outros. Mesmo com a multidrogaterapia, implantada em 1985, aprevalência é de 4,86 casos para 10.000 habitantes. Antes de 1985, a prevalência era de 16 doentes, para 10.000 habitantes.

- Transmissão :

O homem é considerado como único reservatórionatural do bacilo, apesar de relatos em animais como macacos e tatus. A transmissão ocorre por meio de uma pessoa doente apresentando a forma “multibacilar” da doença, que é seu estágio infeccioso.
Asvias aéreas superiores são as principais portas de entrada e também de eliminação do bacilo, tornando secreções nasais, tosses, espirros e gotículas de saliva, transmissores em potencial.
Embora sejauma doença infectocontagiosa , sua instalação e desenvolvimento dependem da resposta do organismo invadido pela bactéria.

- Sintomas :

Embora a hanseníase seja altamente sintomática, odemocorrer casos onde não há aparecimento de manchas. NA maioria dos casos, ocorrem ressecamento nos olhos, úlceras de pernas e pés, queda de pêlos, especialmente nas sobrancelhas, perda ou ausência de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hanseníase
  • Hanseníase
  • Hanseníase
  • hanseniase
  • hanseníase
  • Hanseniase
  • hanseniase
  • Hanseníase

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!