Hanseníase

Páginas: 14 (3301 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2013
INTRODUÇÃO

A hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, de grande importância para a saúde pública devido à sua magnitude e seu alto poder incapacitante, atingindo principalmente a faixa etária economicamente ativa. A hanseníase é uma das mais antigas doenças que acomete o homem. As referências mais remotas datam de 600 aC e procedem da Ásia, que, juntamente com a África, podem serconsideradas o berço da doença.

“...Quando um homem for atingido pela lepra, será conduzido
ao sacerdote que o examinará. Se houver na sua pele um
tumor branco... é lepra inveterada na pele de seu corpo: o
sacerdote o declarará impuro...” (Levìtico, I 3 :9-11)
A lembrança da Hanseníase como doença bíblica é forte, uma vez que as passagens contidas na Bíblia Sagrada são marcantes e, por quenão dizer, atemorizantes. Há relatos da discriminação aos leprosos que vagavam carregando uma sineta para avisar sobre sua chegada. Ao ouvir o barulho da sineta a população se afastava dos doentes. Existem outros textos, ainda, falando sobre purificação e cura de leprosos, reis atingidos pela lepra como castigo por atos praticados que feriam a Deus, leis a respeito da lepra, isolamento dosdoentes e o que fazer quando ela atingia as casas e as vestes.
Mas graças a melhoria das condições de vida e o avanço do conhecimento científico, e os avanços tecnológicos modificaram significativamente esse quadro e, hoje, a hanseníase tem tratamento e cura.










A ORIGEM DA DOENÇA


É muito difícil afirmar a época do aparecimento de uma doença com base em textos antigos, pordados fragmentados e suposições de tradutores dos mesmos, o assunto se torna confuso e gera uma série de falsas interpretações. Esse é o caso da Hanseníase, muito já se escreveu sobre sua origem e existência, por outro lado muitos desses escritos são citações de fontes descrevendo a moléstia sem os seus aspectos peculiares.
Apesar disso, há referências bastante claras com relação à Hanseníase emlivros muito antigos. Ao que parece, essa doença já era conhecida na Índia em 1500 a.C., e no Regveda Samhita ( um dos primeiros livros sagrados da Índia ), a Hanseníase é denominada de KUSHTA. Contudo, na China, referências muito antigas sobre essa doença, como aquela que é feita em um dos tratados médicos chineses mais antigos, o Nei Ching Su Wen, dão conta de descrições compatíveis compacientes portadores de Hanseníase, por volta de 2600 A.C .
A Bíblia é outra fonte onde é citada à existência da Hanseníase entre os judeus na época do êxodo. O termo “Tsaraath”, no hebraico, significava uma condição anormal da pele dos indivíduos, das roupas, ou das casas, que necessitava de purificação. Segundo o Livro Sagrado, o “Tsaraath” na pele dos judeus seriam “manchas brancas deprimidas em queos pelos também se tornavam brancos”. Na tradução grega, a palavra “Tsaraath” foi traduzida como lepra e “lepros” em grego, significa “algo que descama”. A palavra lepra também foi usada pelos gregos para designar doenças escamosas do tipo da Psoríase. A Hanseníase mesmo, eles chamavam de Elefantíase.
A Hanseníase, entretanto, não era conhecida na Europa na época de Hipócrates (467 AC. ). Nostrabalhos do “PAI DA MEDICINA”, não há referência a qualquer condição que se assemelhasse àquela doença. Admite-se que foram as tropas de Alexandre, o Grande, quando voltaram à Europa, depois da conquista do mundo então conhecido, que trouxeram soldados contaminados com a doença nas campanhas realizadas na Índia ( 300 AC. ) . Tempos depois as conquistas romanas se encarregaram de disseminar a doençapara outras regiões européias.
A Hanseníase continuou sua disseminação pela Europa depois da queda do Império Romano e no início da Idade Média. Ela atingiu o seu máximo, naquele continente, entre os anos 1000 DC e 1300 DC que coincide com o período das Cruzadas que com certeza concorreram para o aumento do número de doentes. Acontece, porém, que a Hanseníase era designada como lepra, como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hanseníase
  • Hanseníase
  • hanseniase
  • hanseníase
  • Hanseniase
  • hanseniase
  • Hanseníase
  • HANSENIASE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!