Hanseníase

Páginas: 14 (3330 palavras) Publicado: 21 de maio de 2011
INTRODUÇÃO

A palavra clone, do grego klon significa “broto”. Conjunto de indivíduos originados por outros por multiplicação assexual, que é basicamente a forma de reprodução que não envolve células germinativas nem a mistura de dois genomas diferentes.
A clonagem, em linhas gerais, é a cópia ou duplicação de células ou de embriões a partir de um ser já adulto. As cópias possuem todas ascaracterísticas físicas de seu pai genético.
Através de uma transferência de núcleo que se ocorre a clonagem, ou seja, retira-se o núcleo da célula fecundada, antes mesmo de ter sido formado o zigoto; substitui-se depois esse núcleo haplóide, no qual houve ainda a recombinação dos cromossomos de origem materna e paterna, pelo núcleo diplóide retirado de uma célula somática do adulto da mesma espécie.Esse núcleo, quando posto no ambiente do citoplasma do óvulo fecundado, tornar-se-ia totipotente, perdendo as inibições porque passara no decurso da diferenciação, dando origem a um indivíduo perfeitamente idêntico àquele do qual foi retirado à célula somática.

DESENVOLVIMENTO

1 O QUE SÃO CLONES?
Conjunto de indivíduos originados por outros por multiplicação assexual, que é basicamente aforma de reprodução que não envolve células germinativas nem a mistura de dois genomas diferentes. O clone é gerado a partir de células somáticas. Como a formação do clone não envolve as células germinativas nem, portanto, a mistura de duas metades de genomas para a geração de um genoma inédito, dizemos que ele é gerado por reprodução assexuada. E dessa forma ele possui exatamente o mesmo genoma, amesma receita daquele ser vivo, um clone é um ser geneticamente idêntico a outro.
Os clones são de ocorrência natural dentre os mais diferentes organismos, desde bactérias e protozoários, que se reproduzem assexuadamente, até mamíferos que produzem gêmeos univitelinos, além de plantas, que, por simples brotamento de rizomas, tubérculos, bulbos e folhas, dão origem a indivíduos geneticamenteiguais.
São clones, por exemplo, culturas de células, bactérias e lêvedos obtidas em laboratório a partir da reprodução assexuada de apenas um indivíduo inicial. Assim, todos os componentes da cultura são iguais, o que é importante em pesquisas nas quais requer uniformidade genética. Outro exemplo são as hidras, as esponjas e os vermes que se originam por processos assexuados e os pulgões originadospor partenogênese. Caso interessante é o dos tatus, que têm quatro filhotes em cada ninhada, todos do mesmo sexo e geneticamente iguais, por se originarem de apenas um zigoto.

2 POR QUE CLONAR?
Existem duas motivações principais para clonar um ser vivo: a primeira é a curiosidade cientifica.
A segunda grande motivação para clonar seres vivos é de ordem mais prática: a reprodução de indivíduoscom características desejáveis, por exemplo, uma arvore que produza frutos mais saborosos ou tenha a madeira de qualidade superior, ou uma vaca que produza muita carne e muito leite. Porém, como na reprodução sexuada há uma mistura de metade dos genomas, os filhos nunca são idênticos aos pais, uns herdam certos genes, enquanto outros herdam outros, e dessa forma a prole possui característicasdiversas, não necessariamente idênticas àquelas interessantes de seus pais. Já um clone, por possuir exatamente os mesmos genes de sua Matriz, reproduzira mais fielmente as características desejáveis e as indesejáveis também.

3 CLONAGEM DE ANIMAIS - O INÍCIO
A partir de um pedaço ou até mesmo de uma única célula de uma planta, uma planta inteira pode ser regenerada. No mundo animal, sabemos muitobem que, apesar de uma lagartixa conseguir regenerar a ponta do rabo cortado, o pedaço de rabo cortado não é capaz de formar uma lagartixa. Ou seja, a clonagem de animais é mais complexa, ou menos natural, que a de plantas.
Assim, foi necessário o desenvolvimento de alguma estratégia mais sofisticada para reprogramar uma célula animal já diferenciado, com identidade própria, de forma que ela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hanseníase
  • Hanseníase
  • Hanseníase
  • hanseniase
  • hanseníase
  • Hanseniase
  • hanseniase
  • Hanseníase

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!