Hans Hosling - Economia

619 palavras 3 páginas
Economia
Hans Rosling

No vídeo o autor aborda parte da experiência obtida enquanto foi estudante na faculdade de medicina do St. John's em Bangalore. Após ter recebido um convite para participar durante cerca de um mês para uma matéria sobre saúde pública, aquilo mudou sua mentalidade para sempre, porque percebeu que os alunos indianos eram melhores que ele. Mesmo gostando muito de estudar estatística desde cedo e obtendo as melhores notas enquanto foi aluno na Suécia, se deparou num nível muito inferior em relação aos indianos que liam até quatro vezes o mesmo livro, enquanto na Suécia ele lia apenas uma vez, fazendo-o mudar sua mentalidade. E através dessa metanoia ele percebeu que o mundo ocidental uma hora perderia esse domínio sobre o mundo econômico e tenta prever quando a Ásia irá recuperar sua posição dominante como parte líder do mundo.
No ano de 1858 ocorre um ano de grande avanço tecnológico no território ocidental. Foi o ano em que a rebelião contra a ocupação dos estrangeiros na Índia foi derrotada pelas forças britânicas e a Índia foi submetida a 89 anos de domínio estrangeiro. Na China, esse mesmo ano marcou a vitória na Guerra do Ópio das forças britânicas, permitindo os estrangeiros a negociar livremente na China, segundo o Tratado. Já o Japão teve que assinar o Tratado de Harris, que foi um Tratado de Amizade e Comércio com os Estados Unidos. Esse acordo permitiu a abertura dos portos das cidades japonesas ao comércio com os Estados Unidos.
Também abordando o fato de que a renda per capita da Índia e China foi maior que a da Europa à centenas de anos, e que em 1850 já haviam passado por muitos anos de domínio estrangeira, e a Índia já tinha se desindustrializado.
A primeira e segunda guerra mundial abalou a economia na Ásia e como isso trouxe consequências históricas para a sua economia e para a população.
Relatos importantes destacados pelo autor:
Em 1947, Independência da Índia;
Em 1949, O surgimento da China moderna;
Em 1978, a

Relacionados