Hanna Arendt - a condição humana cap01

4431 palavras 18 páginas
Resenha sobre o texto extraído do livro “ A condição Humana”

O texto é o capítulo inicial do livro de Hannah Arendt que trata sobre o que ela descreve como a condição humano. Em seu prologo começa a falando sobre a importância do evento ocorrido em 1957 quando uma máquina humana chegou a órbita da terra.

Segundo a autora a importância desse evento é maior que todos os outros pois ele seria parte do passo final na tentativa do homem de deixar a sua natureza passando a viver sob condições criadas por ele mesmo. A terra é para ela a parte mais pura da condição humana e vivendo nela o homem se liga a outras formas de vida conhecidas.

Essa tentativa de deixar o natural está presente não somente na tentativa de passar a viver em um mundo artificial, mas também na tentativa de gerar vida artificialmente e prolongar a vida humana para mais de 100 anos. Tendo morrido em 1975 a autora não chegou a ver a clonagem de animais e as recentes pesquisas com células tronco e que o homem já não busca mais cientificamente viver 100 anos, mas sim a vida eterna. Esses eventos estão em conformidade com as afirmações que faz.

Eu penso que talvez nada seja mais natural para os seres da Terra do que dominar tudo a sua volta. Querer viver para sempre, escravizar e destruir toda a vida orgânica na terra ou tentar conquistar tudo que se imagina existir é a parte mais natural da condição humana na minha visão. A partir do momento que a ficção se voltou para o Universo e as massas começaram a imagina-lo, poderia haver algo mais natural ao homem do que querer domina-lo? Não me surpreenderia em nada se achássemos vida fora da Terra, me surpreenderia se não tentássemos domina-la ou fossemos dominados por ela. Essa reflexão me lembrou um texto um filosofo religioso chamado Joseph De Maistre:

“No vasto domínio da natureza viva reina uma violência aberta, um gênero de fúria prescritiva que arma todas as criaturas para a sua perdição comum. Assim que deixamos o reino inanimado,

Relacionados