Hanek Amour

1310 palavras 6 páginas
Resumo filme amour

Amour é um filme rodado em francês, escrito e dirigido por Michael Haneke, estrelando Louis Trintignat, Emmanuelle Riva e Isabelle Huppert.
O diretor é um realizador de cinema austríaco, que estudou psicologia, filosofia e teatro na Universidade de Viena.
Pelo filme Amour, Haneke recebeu os principais prêmios do cinema, Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro 2013, melhor filme Palma de Ouro e foi indicado a cinco categorias do Oscar: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Atriz (Emanuelle Riva) e Melhor Filme Estrangeiro, tendo recebido o prêmio na categoria Melhor filme estrangeiro.
Haneke é um diretor conhecido pela crueza de seus filmes, não apenas pelo estilo direto das histórias, mas também pelo incomodo que por vez causa no espectador. Dessa forma, quando Haneke anunciou que faria um filme intimista sobre o amor, não só causou surpresa, pois um romance tradicional está bem longe do perfil do diretor, como inquietação. Entretanto, ao assistir o longa-metragem fica nítido o quanto Amour, se enquadra dentro da filmografia de Haneke.
O filme conta a história de um casal octogenário, Anne (Emanuelle Riva) e Georges (Jean-Louis Trintigant), dois professores de música, casados há muito tempo. Apreciam uma vida tranquila na cidade de Paris, sobre pequenos prazeres, como ir a recitais, escutar Schubert, ler livros e ter conversas culturais. A casa onde vivem é confortável e apesar de ser um lugar com, supostamente, muitas histórias, mobílias e decoração clássica, a casa aparenta não ter muita vida.
O drama é quase todo ambientado no apartamento, com única exceção da cena inicial do recital do ex-aluno de Anne, a câmera se arrasta com a narrativa seca, O filme segue de planos horizontais fixos, poucos closes e ausente de trilha sonora, preterida pelos sons da torneira aberta, passos arrastados, gemidos de dor e desepero de Anne, a câmera é só mais uma testemunha muda.
Em uma manha Anne e Georges estão tomando

Relacionados