Handout2 C Pia

661 palavras 3 páginas
SEMINÁRIO : Romance , Realismo e Naturalismo Dia 08 de Setembro de 2015 1. Romantismo 1.1 Surgimento - O romantismo é todo um período cultural , artístico e literário que se inicia na Europa no final do século XVIII e espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX.
1.2 Características do Romantismo - As principais características desse período são: a valorização das emoções , a liberdade de criação , amor platônico , temas religiosos , individualismo , nacionalismo e história.
1.3 Romantismo no Brasil - Inicia-se em 1836 com a publicação, na França, da Nictheroy - Revista Brasiliense, por Gonçalves de Magalhães. Neste período, nosso país ainda vivia sob a euforia da Independência do Brasil. Os artistas brasileiros buscaram sua fonte de inspiração na natureza e nas questões sociais e políticas do pais. As obras brasileiras valorizavam o amor sofrido, a religiosidade cristã, a importância de nossa natureza, a formação histórica do nosso pais e o cotidiano popular. 2.Realismo
2.1 Surgimento - O realismo foi um movimento artístico e cultural que surgiu na segunda metade do século XIX especificamente na França , em reação ao romantismo. Entre 1850 e 1900 o movimento cultural , chamado realismo predominou na França e se estendeu pela Europa e outros continentes . 2.2 Características do Realismo- Marcado por uma linguagem política e de denúncia dos problemas sociais como , miséria , pobreza , exploração ,corrupção , entre outros . Com uma linguagem clara , direta e objetiva , os artistas e escritores realistas iam diretamente ao foco da questão , reagindo , desta forma ao subjetivismo do romantismo.
2.3 O Realismo nas Artes Plásticas - O realismo manisfestou-se principalmente na pintura , onde as obras retratavam cenas do cotidiano das camadas mais pobres da sociedade .
2.4 O Realismo na Literatura - Nas obras em prosa , o realismo atingiu seu ápice na literatura. Os romances realistas são de caráter social e psicológico , abordando temas

Relacionados