HANDEBOL

1757 palavras 8 páginas
HANDEBOL:

OS FUNDAMENTOS
São movimentos fundamentais do handebol que são executados segundo um determinado gesto técnico que é a forma “correta” de execução de um movimento específico, descrito biomecanicamente. Por exemplo: o gesto técnico do passe de ombro no handebol – é a execução desse tipo de passe com menor desperdício de energia, com a maior rapidez e velocidade, portanto com maior eficácia.
A seguir descreveremos os diversos fundamentos do handebol.

I- Handebol Os fundamentos

1- EMPUNHADURA
A empunhadura é o fundamento mais importante do handebol, pois ela é a base para todos os outros fundamentos. É a forma de segurar a bola de handebol com uma das mãos. A mesma deve ser segura com as falanges distais dos cinco dedos abertos e com a palma da m ao em uma posição ligeiramente côncava.
Observações: os dedos devem abarcar a maior superfície possível da bola, os dedos devem exercer certa força (pressão) na bola para que ela esteja bem segura. Sendo que a pressão exercida pelos dedos polegar e mínimo é muito importante para o êxito da empunhadura.

2-POSIÇÃO DE EXPECTATIVA OU DE BASE
Todas as possibilidades de movimentação no jogo serão determinadas pela posição inicial, ela deve ser de acordo com o momento do jogo:
Para movimentos defensivos: o jogador fica voltado para seu adversário, com as pernas afastadas na diagonal e na largura dos ombros, com os joelhos semi-flexionados, a perna contrária ao braço de arremesso do adversário deve ficar à frente, o tronco levemente inclinado à frente e os braços elevados na altura do ombro o que vai facilitar o bloqueio se for possível realizá-lo.
Para movimentos ofensivos: o jogador deve estar sempre posicionado de frente para o gol (principal objetivo do jogo), suas pernas devem estar afastadas na largura dos ombros, os joelhos semi-flexionados, e os braços posicionados para receber a bola com os cotovelos semi-flexionados, as palmas das mãos devem estar voltadas para a bola.
Braços pouco

Relacionados

  • Relatório de estatistica
    2736 palavras | 11 páginas
  • Estabilidade no prognóstico do perfil de aptidão física de jovens atletas de handebol
    6266 palavras | 26 páginas
  • Jogos Cooperativos e a Pedagogia do Esporte
    40897 palavras | 164 páginas
  • Jogos cooperativos
    37568 palavras | 151 páginas