Handebol como ndisciplina curricular

1546 palavras 7 páginas
Introdução:

No inicio a Educação Física era vista como uma aula complementar, como se ela fosse menos importante do que matemática, literatura ou analise linguística. Descobrir que não é verdade. Hoje compreendo a Educação física como uma disciplina obrigatória no boletim escolar e que tem característica próprias que falarei no decorrer do trabalho.
O termo Educação Física dá a ideia de controle do corpo ou, ainda, de controle físico. “Segundo os PCNs, educar, desde o século XVII, é uma ação que está intimamente relacionada a disciplina corporal: a separação proposta por descartes, entre corpo e mente, torna – se base de todo o processo educacional ocidental”. Fato bastante visível na sala de aula, onde o corpo fica sentado e parado, sem “atrapalhar” o exercício de raciocínio e de aprendizado feito pela mente.
Portanto essa disciplina hoje inserida no currículo escolar, antes vista apenas como momento de exercitar o corpo, tem varias formas de formar um aluno, cidadão, atleta e saudável para o mundo, inovando essas aulas com jogos, ginásticas usando a expressão do corpo e esportes usando as categorias como futebol, voleibol e handebol e conhecimento do corpo.

FUNDAMENTOS DO HANDEBOL

O handebol surgiu no Brasil, por volta de 1950/52. O grande impulso a nível nacional começou a acelerar em 1969 quando foi introduzido nos primeiros Jogos Estudantis Brasileiros. O objetivo principal do handebol é conseguir a marcação de gols, é um esporte coletivo no qual, dois times com sete jogadores cada passam e lançam uma bola com o objetivo de fazer gols na meta adversária, diferente do futebol o handebol tem dois tempos de 30 minutos e o gol é feito com as mãos, é um jogo muito dinâmico no qual exige muita habilidade dos praticantes. Dentro desse esporte existem varias categorias, tais como, o masculino e feminino, o handebol praticado por cadeirantes

Os fundamentos básicos são: Manejo da Bola

É permitido lançar, bater, empurrar,

Relacionados