HANDEBOL 2015

1595 palavras 7 páginas
HANDEBOL

WELINGTON JOSE DOURADO

Niquelândia-Goiás
Janeiro/2015

WELINGTON JOSE DOURADO

TEMA: RELAÇÃO DO HANDEBOL NA ESCOLA

Trabalho apresentado ao Curso de “EDUCAÇÃO FÍSICA B” na Gamaliel Cursos, para o módulo: Handebol
Professora: Ana Paula

Niquelândia-Goiás
Janeiro/2015

INTRODUÇÃO
Hoje em dia a escola é um dos principais locais onde as crianças e jovens praticam esportes, seja no horário regular das aulas ou nos treinos para torneios. Embora seja uma modalidade considerada nova, vem caracterizando-se como um jogo, sem enfatizar o rendimento esportivo, uma vez que suas atribuições ainda se restringem a apenas funções pedagógicas, sendo importante grifar que para isso o professor e a instituição devem saber desenvolver adequadamente o esporte-jogo a realidade escolar. Atualmente o handebol é um dos esportes mais praticados no âmbito das escolas brasileiras.
O handebol contribui e forma efetivo nas capacidades coordenativas dos seus praticantes, a percepção e conhecimento do seu próprio corpo, a percepção e estruturação espacial. Inclusive ocasiona a aquisição das habilidades motoras fundamentais no processo de socialização da criança; assim como, o desenvolvimento das capacidades motoras.
Este esporte proporciona o desenvolvimento das habilidades de locomoção e de manipulação, o estímulo do padrão inicial e elementar.
Outro fator de destaque é que a modalidade do handebol sendo um jogo é de extrema importância na atividade motora da criança, no desenvolvimento da tomada de decisão, e no exercício do cumprimento de suas regras;na caracterização das noções espaciais e de espaço de jogo.

DESENVOLVIMENTO
Segundo Augusto (2001) a função do educador é capacitar o indivíduo da realidade em que ele vive para que todos possam melhorar o papel da escola e juntamente o desenvolvimento do senso crítico dos alunos para que estes possam colaborar na transformação curricular do ensino fundamental.
O

Relacionados