Handbook of Analytical Chemistry

Páginas: 5 (1037 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2014
Estudo dirigido para avaliação de G1: baseado no capítulo “Process Analysis: Introduction” (a partir da página 8757) do livro “Handbook of Analytical Chemistry”.
01 – Como os autores denominam o ramo da química analítica aplicável diretamente aos processos produtivos?
O ramo da química analítica aplicável diretamente aos processos produtivos são denominados com Processos Químico Analítico(PAC). Em que o PAC é a aplicação e suporte de técnicas e equipamentos de análises químicas adaptadas para uso direto em processos produtivos. A diferença entre o método fundamental e outros métodos que podem ser usados em laboratórios é em questão a adaptação dos métodos e instrumentação para produzir informações realmente desejadas enquanto produz com menor ou nenhuma intervenção humana.
02 – Citealgumas vantagens que os autores colocam para a utilização de analisadores de processos (PAC)?
O PAC produz um aumento no volume de informações em um curto espaço de tempo, com maior frequência e rapidez. Diminuem o tempo de logística e amostragem, fazendo com que se tenha uma otimização dos processos com ganhos associados em produtividade e qualidade. Com estes processos as amostras queapresentam o risco de degradação têm melhores resultados com o PAC, muitas vezes possibilitando a análise pelo volume e tempo de amostragem diminuido.
03 – Destaque os elementos chaves para o sucesso na implantação de análises em processos.
-Definir de maneira clara os requisitos necessários ao sistema tendo como objetivo torná-lo satisfatório;
-Selecionar cuidadosamente a amostragem, método einstrumentação que serão utilizados;
-Examinar a confiabilidade do sistema e planejar a calibração, detecção de falhas e back-ups;
-Justificar o bom resultado para o sistema;
-Comprometimento da manutenção do sistema.

04 – Quando procuramos uma solução analítica para um determinado processo, alguns fatores devem ser levados em consideração. Quais são evidenciados pelos autores?
Os fatoresevidenciados pelos autores são:
-O resultado do PAC é necessário para controle do circuito?
-Qual o tempo de resposta do processo?
-Que tipo de informação é necessária?
-As informações químicas especificas são necessárias ou pode o resultado ser deduzido de uma medição menos especifica, mais simples ou mais barato ou mais robusta?
-O valor da medição requerida justifica a alta manutenção?
-Qual éa matriz do fluxo da amostra?
-Quais são as condições de fluxo da amostra?
Depois de analisar estes e outros aspectos também deve-se decidir se a abordagem será off-line, at-line, on-line e in-line.
05 – Diferencie as rotinas analíticas off-line, at-line, on-line e in-line.
Rotina analítica Off-line: é a rotina comum de retirada da amostra e envio ao laboratório para análise química. Devemoster alguns cuidados nesta rotina como se a amostra será levada com segurança, a sua homogeneidade, e é importante que o praticante do PAC, entenda quais são os métodos oficiais do laboratório.
Rotina analítica At-line: é a sobreposição entre o laboratório e o PAC. A amostra é coletada manualmente, mas a análise é realizada na linha ou processo, por exemplo, na sala de controle. Este tipo de rotinaanalítica é escolhida quando o tempo de resposta do processo é de horas ou a análise de amostra não é simples devido sua alta viscosidade ou multiface. Geralmente para estes casos são utilizadas técnicas simples e rápidas.
Rotina analítica On-line: é uma técnica que engloba a medição é diretamente acoplada ao processo, onde a amostra é retirada por um instrumento. Após a amostra estaradequadamente acondicionada no filtro, o instrumento analisa uma pequena porção do fluxo da amostra periodicamente.
Rotina analítica In-line: muito parecido com a rotina on-line, a diferença entre ambos é que a in-line não remove a amostra da fluxo do processo enquanto a on-line retira,sendo a amostra, então, analisada diretamente dentro do processo.
06 – Estabeleça as diferenças entre métodos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • The chemistry of bread making
  • LIVRO Chemistry And Technology Of Soft Drinks And Fruit Juices
  • Chemistry
  • Chemistry
  • Chemistry
  • Resenha Crítica
  • organic chemistry
  • Handbook questões java

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!