hamdbol

1945 palavras 8 páginas
História do HandBall
Diferentemente de outros esportes, como o futebol, por exemplo, a origem do handebol é um pouco misteriosa, não sendo bem clara quanto ao seu surgimento. Pesquisadores encontraram em a Odisseia, de Homero, um jogo grego que se chamava urânia. Neste jogo, os atletas manejavam uma bola do tamanho de uma maçã em um campo sem balizas.
Um pouco mais adiante, da Idade Média para o Renascimento, na França, algumas atividades recreativas eram praticadas com jogos semelhantes ao handebol.
Contudo, foi a partir do século XVIII, que surgia o handebol, mais precisamente no ano de 1848, na Dinamarca, inventado pelo dinamarquês Holger Nielsen. Este jogo, bastante parecido com o esporte atual, foi a alavanca para a evolução e o surgimento do handebol.
Na década de 1890, na Alemanha, esportes como o raftball, criado por um integrante da Federação Internacional de Futebol, e o torball, jogo que era uma diversão para as mulheres naquela época, eram muito parecidos com o handebol. Treinadas pelo professor Max Heiser, elas já praticavam a ginástica com bola e, logo depois, tornaram-se praticantes do jogo ao ar livre, chamado então de torball (foto abaixo). Neste jogo, a bola era o elemento principal e as partidas eram realizadas em campos de futebol. Cada equipe tinha 11 atletas. Hoje, este esporte modificou-se, e é jogado de uma maneira diferente, pois os jogadores ficam de joelhos em uma quadra, com os olhos vendados, cujo objetivo é arremessar a bola contra o gol adversário marcando gols.
Em 1918, com o fim da Primeira Guerra Mundial, os homens retornavam aos seus lares e não demoraram muito para começarem a praticar o esporte.
Karl Schelenz: o professor do handebol
Em 1919, o torball era um sucesso na Alemanha, contudo, este esporte passou por uma renovação, passando a se chamar handball (nome vindo do inglês hand=mão e ball=bola). Isto se deu graças ao professor alemão Karl Schelenz (foto acima), um renomado mestre na época. Depois de batizar o

Relacionados