Hamashi aborte

1742 palavras 7 páginas
UNIVERSO – UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
1901 CIÊNCIA POLÍTICA
PROF.: GUSTAVO VIEIRA
COMPONENTES:ADRIANA CARNEIRO, DIEGO ALCÂNTARA,DIEGO PITTA,MARIA DE FÁTIMA,SONIA LEMOS,SUELY MARCELO,VITOR

JOHN LOCKE

SALVADOR
2014
JOHN LOCKE
E O INDIVIDUALISMO LIBERAL

MOMENTO HISTÓRICO
As Revoluções Inglesas
“Em defesa da Liberdade, do Parlamento e da Religião Protestante” com este lema gravado em seu estandarte Guilherme de Orange desembarcou em solo britânico para depor o rei Jaime II e encerrar um longo e tumultuado período da história inglesa.
O século XVII foi marcado pelo conflito entre a Coroa representada por Carlos I e controlada pela dinastia Stuart e defensora do absolutismo e o Parlamento controlada pela burguesia ascendente, partidária do liberalismo. A tudo isso acrescentou-se também os conflitos religiosos entre os católicos, anglicanos, presbiterianos e puristas que foi agravado ainda mais com a crise politico-religiosa. Tudo isso envolveu o país em uma sangrenta guerra civil que durou cerca de 09 anos e que finalizou com a Revolução Puritana e a vitória das forças parlamentares culminadas com a execução de Carlos I e a implantação da República na Inglaterra.
Em 1660 com a morte do grande representante do Estado todo-poderoso, Lord Protetor, para que o pais não mergulhasse em uma nova guerra civil restaurou-se a monarquia e os Stuart retornaram ao trono, agora sob a regência de Carlos II. Durante a Restauração (1660 – 88) reativou-se o conflito entre Coroa, representada por Carlos II e Parlamento, agora com dois partidos: os Tories (conservadores ligados a antiga aristocracia feudal) e os Whigs (liberais).
Em 1685 assume o trono Jaime II que restaura o absolutismo, impõe o catolicismo e prende os revoltosos, criando assim uma reação do Parlamento. Este chamou sua filha casada com o Guilherme de Orange para assumir o trono e restabelecer a ordem. Com isso o rei foge para França e é instaurada a Revolução Gloriosa que assinala a vitória

Relacionados