hallalala

11270 palavras 46 páginas
Introdução a Economia

Objetivos da economia

Estudar a fase material do processo econômico, os resultados do trabalho social e a distribuição da riqueza. Além disso, estuda ainda a administração dos recursos escassos, buscando compatibilizá-las com as necessidades ilimitadas da sociedade.

Um dos entendimentos da economia é administra um lar, com isso é preciso alocar seus recursos a sua diversa membros, levando em consideração os habitantes, os esforços e desejos de cada um.

Podemos afirmar que a escassez é a natureza limitada dos recursos da sociedade.

Então por que devemos estudar economia, para refinar o pensamento do cotidiano.

Como: adotam hipótese para simplificar o mundo complexo em que vivemos e torná-la fácil de entender custo

Por que: os efeitos de curto prazo da política, podem modificar os preços.
Com isso muda a hipótese extrema e artificial de que todos os preços são completamente fixos. Os economistas usam diferentes hipóteses para estudar os efeitos de curto e longo prazo de uma mudança na quantidade de moeda.

Modelo: Diagrama do fluxo circular.
Objetivo: Tomada de decisões.
Por que: Para saber como o dinheiro Circula pelos mercados entre as famílias e as empresas.

Famílias: O seu objetivo é satisfazerem as suas necessidades através do consumo de bens. Concretizam este objetivo efetuando despesas de consumo. Para tal, utilizam o rendimento que constitui a remuneração do trabalho que prestaram à empresa, trabalho propriamente dito ou iniciativa empresarial, salários e lucros, respectivamente.

Empresas: O seu objetivo é a produção de bens que satisfaçam as necessidades das famílias. As empresas fornecem os bens de consumo às famílias e recebem das famílias o valor monetário desses bens. Com vista à produção dos bens, utilizam trabalho das famílias: trabalho propriamente dito e iniciativa empresarial. Em contrapartida pagam às famílias salários e lucros.

Fluxo real – Dentro –Oferta agregada

Relacionados