Haiti e o terremoto de 2010

Páginas: 3 (733 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
O Haiti
Localizado na América Central, e antiga colônia francesa. Tornou-se independente pela luta dos escravos africanos. País subdesenvolvido, marcado por ditaduras e graves problemassocioeconômicos, é o mais pobre da América, tem baixo IDH (0,144), cerca de 60% da população sofre com a subnutrição e vive abaixo da linha da pobreza.
O terremoto
Em 12 de janeiro de 2010, um forte terremoto demagnitude 7,3 na Escala Richter atinge o país, desencadeando outros de 5,9 e 5,5. A destruição foi extrema: aproximadamente 200 mil pessoas morreram, 300 mil ficaram feridas e 1,5 milhões ficaramdesabrigadas. Prédios públicos, hospitais, escolas e casas foram destruídas, estima-se que o prejuízo esteve em torno de US$ 7 bilhões. Houve perda de infraestrutura, consequentemente, a precariedade dosmeios públicos aumentou.
Milhares de edifícios caíram, como o Palácio Presidencial (sede do Parlamento) e prédios importantes como a principal prisão do país. A maioria dos hospitais foramdestruídos ou gravemente danificados, assim como a sede da Minustah e muitos funcionários da ONU ficaram desaparecidos.
Países prometeram fundos, ajudas humanitárias, expedições médicas. Sistemas decomunicação e redes elétricas foram danificados, o que dificultou a ajuda. Além de problemas com trafego aéreo. Corpos foram enterrados em valas comuns. A ajuda internacional era difícil.
A ação da Minustah(Missão das Nações Unidas para a estabilização o Haiti) que atua no país desde 2004 e se comprometeu a ajudar na recuperação após o terremoto, é contraditória. Segundo Omar Ribeiro Thomaz, que pesquisao Haiti desde 2000, as doações humanitárias não chegavam. “Após o terremoto não havia nenhuma presença da Minustah. Quem atendia os haitianos eram médicos e enfermeiros haitianos. Os carros daMinustah estavam trancados. Porém, os haitianos não esperavam esta ajuda. Os haitianos sabiam que estavam sozinhos.”
Diversas criticas foram feitas devido a ação da Minustah. Alguns haitianos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • terremotos no haiti
  • Terremotos do Chile, Japão e Haiti
  • Um ano pós terremoto no Haiti
  • Terremotos do Japão e do Haiti: Comparação
  • Terremoto no haiti
  • Terremotos
  • Terremotos
  • Haiti

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!