Hahedpoasih

1079 palavras 5 páginas
1) Para se caracterizar uma rocha com potencial para um bom reservatório de petróleo, deve-se analisar as propriedades de porosidade e permeabilidade da rocha para permitirem a circulação e acumulação dos fluídos dentro
2) Um sistema petrolífero é definido como um sistema natural que inclui um conjunto de rochas geradoras ativas e todo óleo e gás relacionado, e inclui todos os elementos e processos geológicos que são essenciais para existência de uma acumulação de petróleo. O termo sistema descreve os elementos e processos interdependentes que formam a unidade fundamental que cria acumulações de hidrocarbonetos. Os elementos essenciais incluem uma rocha geradora de petróleo, rocha reservatório, rocha selante e rocha soterradora (cobertura). Um sistema petrolífero existe sempre que ocorrerem os elementos essenciais e os processos.
3) Uma rocha com potencial para geração de hidrocarbonetos é aquela que se apresenta em estado imaturo de geração de petróleo em seu estado natural, mas é capaz de liberar quantidades significativas quando seu grau de maturação é “acelerado”, ao ser submetida a processos de hidropirolização. Uma rocha geradora matura ou efetiva é caracterizada por apresentar petróleo formado e expulso para um reservatório, ativo ou inativo. São empregadas técnicas petrográficas de avaliação óptica (reflectância da vitrinina, fluorescência da liptinita, índice de alteração e coloração de esporos, acritarcas e microfósseis) bem como geoquímicas (parâmetros de pirólise Rock-Eval, conteúdo de carbono orgânico total, hidropirólise e caracterização dos biomarcadores). As rochas geradoras podem ser classificadas em função da quantidade máxima de betume que pode ser extraído e em diclorometano.
4) Os processos dos sistemas petrolíferos são aqueles eventos geológicos que causam a acumulação de petróleo no subsolo e são: formação da trapa e geração-migração. Uma trapa é um arranjo geométrico de rochas que permite a acumulação significativa de petróleo e gás.

Relacionados