hahaha

Páginas: 17 (4134 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2013
(PRÉ) CONCEITOS: REFLETINDO SOBRE A ADOÇÃO DE CRIANÇAS POR CASAIS HOMOSSEXUAIS E AS NOVAS CONCEPÇÕES DE FAMÍLIA

Chaiane Larissa da Silva*1

RESUMO

O presente texto é fruto de algumas inquietações geradas pela abordagem da temática família nos meios de comunicação, que atualmente tem sido estampada com mais frequência, pela bravura de alguns casais em romper as concepções tradicionais,assim, busco por meio deste, trazer algumas reflexões do que seja família por meio de alguns conceitos. Com leituras teóricas e um pensamento crítico do que está acontecendo a nossa volta, objetivamos contribuir para um entendimento melhor do termo família. Neste sentido, o processo de rompimento de (pré) conceitos necessita antes de tudo, de conhecimento das "origens", pois, não se pode havermudança, sem conhecimento, para que possamos deixar de lembrar e de querer "resgatar" de forma saudosa, uma forma de família que não existe mais e que talvez nunca existiu. Portanto, o ponto principal é mostrar que a concepção de família está ligada ao afeto e não a reconhecimento ou imposições.

Palavras-chave: Família; Concepções tradicionais; Transformações; (Pré) Conceito. Reflexão. 

1INTRODUÇÃO

A família contemporânea tem proporcionado mudanças significativas e polêmicas em várias dimensões de sua estrutura, especificamente, no que se referem as suas concepções e intimidade. O simples fato de se pensar que a família passa por um processo de mutação, faz com que haja a necessidade de estudos mais aprofundados na busca de amplificar a definição teórica de família, somando a isso,futuras formulações de intervenções psicossociais e de políticas públicas.
As questões relacionadas à família, tem se constituído atualmente como um grande desafio às Ciências Humanas, pois, de forma exemplificada, diria que se tornou similar a gripe, ou seja, as pesquisas não conseguem acompanhar a rapidez das suas mutações, desta forma, quando se acha uma "vacina" para uma determinada questão, três,quatro, já tem surgido à frente, em síntese, é uma corrida contra o tempo, em busca de soluções antes que as coisas saiam do controle.
A preocupação com essa temática vem do fato da mesma ser a instituição que transmite valores, onde os sujeitos aprendem as primeiras regras de convivência e primordialmente onde são desenvolvidos os laços afetivos. Todos esses elementos são essenciais para aformação do indivíduo enquanto cidadão, pois, está diretamente ligada a constituição da sua personalidade.
Vale ressaltar que, da mesma forma que não se pode falar hoje de Cultura no singular, também não podemos visualizar mais à Família como sendo única, imutável, haja vista que na contemporaneidade não existe um, mas diversos modelos de família. Isso vem como uma forma de reflexão sobre o processocontínuo de mudança e permanência pelo o qual a sociedade passa, entendendo que essas mudanças são aceleradas no contexto atual, devido o momento histórico no qual estamos vivendo.
Nesta perspectiva, objetivo ao longo deste texto, discutir várias questões pertinentes ao entendimento dos novos arranjos nos quais são estruturadas as famílias, elencaremos também alguns conceitos primordiais queforam sendo atribuídos ao termo família como forma de identificá-la. Essas concepções por sua vez, nos fazem enxergar as diversas transformações que a entidade família atravessou e como a sua atuação na prática modificou sua apreensão na teoria.
Sendo numa tentativa de melhorar ou facilitar a compreensão de todos, buscamos estruturar este estudo em tópicos que atendessem a certa lógica cronológicapara que com isso os leitores possam ir formulando suas próprias conclusões, bem como as devidas comparações e assim tornar visíveis as semelhanças e diferenças que possam ser destacadas na passagem de uma época a outra.

2 FAMÍLIA

Importante ressaltar que quando se tenta de conceituar ou categorizar qualquer realidade, existe um risco muito grande por parte de quem está executando tal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hahaha
  • hahaha
  • hahaha
  • hahaha
  • hahaha
  • Hahaha
  • HAHAHA
  • hahaha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!