HAHAHA LEPOLEPO

475 palavras 2 páginas
Índice Racionamento e estiagem.......pág. 3
Conclusão................................pág. 5
Fontes.....................................pág. 7

Racionamento e estiagem

As cidades de Santo André, Diadema e São Caetano, no ABC, e Guarulhos, na Grande São Paulo enfrentam racionamento de água por conta da estiagem que atinge a região metropolitana de São Paulo.

O sistema Cantareira, principal afetado pela estiagem, tem apenas 11,62% de sua capacidade máxima, e esse número vai abaixando cada vez mais. Estima-se que esse sistema levará 15 anos para se recuperar completamente. Podemos apontar a estiagem como o principal motivo da escassez. A seca fez aumentar a necessidade de água, provocando o aumento do consumo de água. Essa mesma seca fez com que a água evaporasse mais rápido diminuindo ainda mais o nível dos reservatórios. Como se isso não bastasse, as obras da copa (estádios, hotéis, aeroportos, estacionamentos) também consumiram boa parte de nossa água. Esses fatores combinados acabaram por fazer com que os reservatórios fossem se esvaziando.

O governo não ajuda. Em ano de eleição o poder executivo quer evitar ao máximo o racionamento (apesar de estar sendo usado) para angariar votos. Já foi cogitado o uso do chamado volume morto para abastecer a região em maio.

Durante a copa do mundo, a escassez deve ser ainda maior. Faltará água para a população, mas não para os turistas. Os hotéis tem contrato com empresas de caminhões-pipa. De onde vem essa água só eles sabem.

Conclusão
Que a falta de água é um problema sério ninguém nega. Mas como podemos contornar essas situações? A conscientização não é uma solução direta, mas ajudaria nesse caso. Uma solução seria bombear a água de outros sistemas para as regiões onde ela é escassa. Outra solução é contratar empresas privadas de distribuição de água ou comprá-la de outros estados.
O brasileiro gasta, em média, 200

Relacionados