Habitacap

2766 palavras 12 páginas
A Habitação de Interesse Social, surgiu com a Revolução Industrial na Europa, no séc. XVIII, devido ao grande crescimento populacional e urbano que ocorreu nas grandes cidades. Esse crescimento urbano desordenado, foi ocasionado por pessoas que estavam em busca de melhores condições de vida e buscavam oportunidades nas cidades, se aglomerando perto das industrias em busca de empregos.
As mudanças no processo de produção, que vai das práticas artesanais e rurais para a produção em série, provou grandes alterações no modo de vida da sociedade, pois a necessidade de mão de obra nas industrias e a visão que a população rural tinha da cidade como produto de oportunidade e melhores condições de vida, fez com que incentivasse a migração das populações do meio rural para os centros industriais, gerando uma grande concentração no meio urbano.
Devido ao grande crescimento urbano descontrolado e desordenado, e os baixos salários oferecidos aos operários, além de grande parte da população permanecer desempregada mesmo após a migração, fez com o governo não estivesse preparado para tal crescimento, gerando um quadro de grande precariedade nas cidades e nas condições habitacionais existentes. Isso fez com que essa população começasse a se acomodar em terrenos vazios, em locais de risco, sem salubridade e infra estrutura, buscando as periferias, criando as favelas e cortiços.
Esse alarmante contexto nas cidades fez com se visse a necessecidade de politicas publicas nesse setor, com iniciativas governamentais ou não, criando uma base para as futuras reformas urbanas e a criação de programas de habitacionais.
2.1. HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL NO BRASIL
A questão da habitação pode ser considerada, na atualidade, um dos principais problemas sociais urbanos do Brasil. Numa perspectiva que concebe o problema da moradia integrado à questão do direito à cidade, é possível perceber que as reivindicações em relação à habitação emergem sob várias facetas: solução para os

Relacionados

  • TRABALHO PRONTO ARQUITETURA EDIFCIO COPAN
    1249 palavras | 5 páginas
  • projeto eletrico
    2562 palavras | 11 páginas