Habitações operárias na revolução industrial

Páginas: 4 (986 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2012
História

Uma das consequências da revolução industrial foi a explosão demográfica nas cidades, que por consequência gerou uma falta exacerbada de moradias. É nesta situação emergencial quecomeçam a surgir várias iniciativas de construção de habitações operárias, como a proposta do filósofo francês Charles Fourier em 1822 com o seu Palácio Societário, também conhecido como Falanstério, queseria um grande edifício para servir não só como moradia para 3.500 trabalhadores, mas também abrigaria equipamentos de uso coletivo que complementariam a vida doméstica comunitária, o que foiconsiderado utópico na época.
Uma enquete realizada em 1867 indicou que dos 6 milhões de operários cerca de 65 mil moravam nas instalações da empresa, principalmente no norte e no leste da França. Algunstrabalhadores, com mais méritos, possuíam casas individuais, porém a maioria era instalada em casernas ou mesmo dentro das fábricas, em grandes dormitórios comunitários.
Depois de comprovadocientificamente que os chamados “bairros maus”, onde os operários ficavam apinhados, era foco de todos os males e epidemias da época e que, passado um tempo essas epidemias eram levadas para os outros pontos dacidade onde habitavam os senhores capitalistas, ou seja, eles próprios também acabavam sofrendo as consequências da falta de higiene e total insalubridade dessas habitações precárias, esse senhorescapitalistas começam então a mobilizar-se no sentido de melhorar a qualidade de vida desses trabalhadores. Fundam-se sociedades, escrevem-se livros, surgem propostas, decretam-se alguma leis paratentar acabar com esses focos de epidemias que acabam sempre por voltar.

Vilas operárias

A partir do final do século XIX a Europa via-se tomada por várias experiências de vilas operárias, a maioriaformada por casas isoladas, geminadas duas a duas, em blocos de quatro ou enfileiradas e sempre próximas às fábricas. Essas habitações eram versões simplificadas e da habitação burguesa, geralmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução industrial e o perfil da mente operaria
  • A situação da classe operaria inglesa durante a Revolução Industrial
  • Classe operária junto à revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Da revolução urbana á revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial
  • Revolução industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!