Habitação - resumo

Páginas: 10 (2299 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
. HABITAÇÃO – ENGENHARIA CIVIL
FORMAÇÃO GERAL.
3.1 HABITAÇÃO NO BRASIL
Como sabemos a habitação no Brasil, não anda muito bem, embora os governos federal, estadual e municipal busca de diversas formas minimizarem o sofrimento daqueles que não possuem moradia, os esforço são em vão, vezes pela falta de organização dos governos e por parte dos que buscam casa, veremos isto ao fundo etentaremos explicar por que a política publica não funciona em habitação mediante tantos esforços dos poderes. O que sabemos e que todos culpam os governos pela falta de moradia e infra estrutura, mas será que o Estado não esta fazendo a parte dele mesmo ou simplesmente as pessoas não valoriza o que os governos oferecem. Veremos.
De acordo com Censo Demográfico de 2000, realizado pelo IBGE, a populaçãourbana chegara a 81,25%. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que as favelas no Brasil abrigarão 55 milhões de habitantes até o ano de 2020. No mundo, haverá 1,4 bilhões de pessoas em favelas. Nessas regiões, imperam graves problemas relacionados à habitação, entre eles, a precariedade do saneamento básico e a questão da propriedade, pelo fato de a maioria das casas terem sido construídasem terrenos não regulares.
No Brasil, como é de se esperar, a carência habitacional é mais forte na faixa de renda que vai até três salários mínimos. Essa parcela da população responde por mais de 90% da carência habitacional do Brasil, com cerca de 11 milhões de moradias construídas pelos governos, porem o déficit habitacional é de 5.546 milhões de domicílios, e enquanto essas famílias não sãoalcançadas pelos programas dos governos seguem morando em favelas, cortiços e locais com baixíssimos índices de desenvolvimento, áreas de risco, segundo dados da Fundação João Pinheiro (órgão do governo do estado de Minas Gerais que realiza estudos sobre a questão habitacional no Brasil). E além de essa faixa de renda familiar mensal representar um elevado percentual de falta de moradia, nota-seque ao longo do tempo esse percentual aumenta, apesar de todos os programas habitacionais adotados pelo governo programas este que busca atingir pessoas com renda de até 3 salários mínimos, fazendo com que fiquem de fora dos programas famílias com renda superior a três e inferior a cinco salários mínimos . Os programas habitacionais oferecido pelos governos não atingem as família que, possuem rendamaior de três salários mínimos e os programas que possuem incentivo do governo não conseguem atingir as pessoas na faixa de renda devido aos auto custos do financiamento, pois os critérios para o financiamento são extremamente rígidos impossibilitando dessa forma o financiamento. Então vemos um novo problema, que devera surgir, pois devido serem considerados minoria pelos governos não esta sendodada a devida importância a essas famílias, mas o descaso ao longo do tempo gerara o mesmo problema vivido hoje pelos que possuem renda de até três salários mínimos.
PROGRAMAS HABITACIONAS => Apos da Fundação da Casa Popular tiveram outros planos. Na década de 1960, com a Ditadura Militar, houve a adoção do Banco Nacional de Habitação – BNH. Posteriormente, houve o Programa de Ação Imediata paraa Habitação no governo Collor. No governo Fernando Henrique Cardoso, os principais programas foram o Pró-Moradia e Habitar Brasil. E no governo atual, o governo Lula, os principais são o PAC Habitação e o Programa Minha Casa, Minha Vida.
Apesar da adoção de vários programas para solucionar questão habitacional no Brasil, o problema está muito longe de ser resolvido. Primeiramente os governosdeveriam resolver os problemas internos, pois o que aconteceu com o lançamento do programa da Casa Popular no governo do Presidente Eurico Gaspar Dutra, em
1946, beneficiava as famílias que tinham mais proximidade com políticos ao invés das que realmente precisavam, comprometeu o sucesso do programa, e esse fato nos dias atuais permanecem.
No caso do BNH, o fator agravante foi a inflação. Como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo historia da habitação
  • resumo o que todo cidadão precisa saber sobre habitação
  • Resumo: Estruturas de habitação como indicadores de estruturas sociais
  • Habitação
  • Habitação
  • Habitação
  • habitação
  • habitação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!