Habilidades na gestão da influência: o uso positivo do poder e da autoridade.

Páginas: 4 (816 palavras) Publicado: 30 de abril de 2011
Resumo Módulo 3 – Habilidades na gestão da influência: o uso positivo do poder e da autoridade.
As habilidades gerenciais conceituam que as formas participativas nascem da consciência do usoadequado do poder e da solução de conflitos.
Neste contexto, formas participativas são criadas para a nova ambiência gerencial. A relação hierárquica já não se resume a transmitir e direcionar o uso dedados, mas inclui a constante negociação sobre sua busca, processamento e uso. Desta forma, dirigentes tratam com subordinados possuidores de informações suficientes para formar novas perspectivas e novosentido de direção para a empresa.
Novos limites ao desenvolvimento da iniciativa são criados para que até os menores conflitos ou decisões sejam direcionadas às ações coletivas e assim, asmanifestações individuais e grupais para novas propostas sobre gestão organizacional são mais livres e aceitas. Vive-se uma época em que as perspectivas e os desejos de iniciativa, liberdade e democracia sãocontinuamente aguçados e alimentados.
Poder é a capacidade de influenciar outra pessoa ou grupo a aceitar idéias diferentes e a se comportar de maneira diversa da usual. Partindo deste raciocínio,ações gerenciais usufruem do poder com o intuito de favorecer as preferências e valores de quem agem ou de bloquear intenções alheias.
No mundo empresarial contemporâneo, fizeram necessário considerar umanova perspectiva de análise e uso do poder organizacional. Desta forma, desenvolveu-se cada vez mais a visão política do poder gerencial denominada de ‘poder organizacional’.
Surgiu então um conceitomais pluralista de poder como contingencial, descontínuo e interpretativo. Este novo conceito está distribuído desigualmente por pessoas e grupos organizacionais que possuem uma diversidade deinteresses de grupos e de indivíduos que prevalecem com maior ou menor intensidade, conforme a distribuição interna dos recursos de poder. Em síntese, os objetivos resultam da ação de pessoas com poder...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A influência do Poder na gestão estratégia das pessoas
  • A PARTICIPAÇÃO E O USO POSITIVO DO PODER NA SOLUÇÃO DE CONFLITOS
  • A Influência do Poder na Gestão Estratégica de Pessoas
  • autoridade e poder
  • Autoridade e Poder
  • poder e autoridade
  • influencia sem autoridade
  • Poder e Autoridade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!