Habilidades Interpessoais para o melhor exerecício da liderança

697 palavras 3 páginas
Habilidades interpessoais para o melhor exercício da liderança: correntes de pensamento, habilidades e qualidades do líder.

É correto afirmar a importância significativa de um líder dentro de uma organização, pois o mesmo é essencial para administrar, organizar e direcionar sua equipe para um trabalho eficiente, pois no mundo contemporâneo existem muitos objetivos a serem alcançados e sem dúvida, o papel do líder é fundamental para cumprimento desse trabalho. Voltando no tempo, temos diversos exemplos de líderes que foram importantes para história, pois conseguiram influenciar positivamente o seu time ou a sua equipe em busca de alcançar as metas traçadas, podendo citar como exemplo Napoleão Bonaparte, Júlio César, Mahatma Ghandi, Jesus... Essas pessoas souberam como coordenar, motivar e orientar suas equipes em busca do bem, alcançando assim os objetivos que eram comuns a todos. Característica de líder muitas vezes pode ser um dom que nasce com a pessoa, mas atualmente podemos trabalhar as qualificações em busca de tornar-se um grande líder dentro de uma organização. Esse desenvolvimento deve-se a uma nova perspectiva de traços pessoais, estilos comportamentais e fatores situacionais que geram alguns resultados no exercício da construção da liderança. Habilidades como inteligência, extroversão, autoconfiança e persistência são traços pessoais que nascem com o indivíduo resultando em uma liderança inata. Estilos comportamentais como motivação, coordenação, orientação são características que estão ligadas um tipo de liderança baseada em comportamentos adquiridos com as experiências vividas. Perspectivas situacionais como flexibilidade, competência, e negociação resultam em fatores contingenciais, ou seja, depende da natureza da situação.
Em um contexto geral, a visão do líder mesmo com perspectivas e estilos diferentes, é de influenciar a visão de seus liderados para cumprir os objetivos traçados dentro do prazo gerando comprometimento e estabelecendo

Relacionados

  • TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
    2228 palavras | 9 páginas