Hérnia inguinal encarcerada relato de caso e revisão de literatura

Páginas: 6 (1267 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2011
RESUMO:

Relato de caso de um paciente masculino, 75 anos, branco, agricultor, residente no interior de São Lourenço do Sul. Relata hérnia inguinal há 20 anos e que após um esforço físico iniciou subitamente com fortes dores abdominais, aumento do volume escrotal seguido de náuseas e vômitos. Conclui-se após revisão de literatura que as hérnias inguinais são hernias que ocorrem na região davirilha, e correspondem a 75% de todas as hérnias abdominais. Este tipo de hérnia é 25 vezes mais comum em homens do que em mulheres. São divididas em diretas e indiretas (mais comuns).

UNITERMOS: hernia inguinal; hernia encarcerada; abaulamento em região inguinal

ABSTRACT:

Case report of a male patient, 75 years old, white, farmer, residing in São Lourenço do Sul reported inguinal herniafor 20 years and that after a physical effort began suddenly with severe abdominal pain, scrotal volume increase followed by nausea and vomiting. It was concluded after a literature review that inguinal hernias are hernias that occur in the groin area, and account for 75% of all abdominal hernias. This type of hernia is 25 times more common in men than in women. They are divided into direct andindirect (more common).

KEYWORDS: inguinal hernia, incarcerated, bulge in inguinal.

INTRODUÇÃO:

Aproximadamente 600.000 hérnias inguinais são operadas ao ano nos EUA sendo que nos Brasil os números são imprecisos. A grande maioria é realizada da maneira convencional. Algumas são realizadas via laparoscópica.
As vísceras abdominais são contidas dentro da cavidade abdominal devido apresença do músculos e aponeuroses que dão a tonicidade da parede abdominal impedindo que o contato com as vísceras seja direta sobre a pele. Uma hérnia ocorre quando há um ponto de fraqueza desta parede abdominal que se forma entre a camada de músculos e aponeurose permitindo que o conteúdo da cavidade abdominal se mostre sob a pele como uma bexiga que se enche aos esforços e esvazia ao repouso. Podecausar dor importante e é potencialmente fonte de problemas que podem levar a uma cirurgia de emergência. Existem vários tipos de hérnia . Há hérnias que podem ocorrer após uma cirurgia no local da incisão. (hérnia incisional)
Tanto homens como mulheres podem ter hérnia. Porém é mais comun nos homens.
Você pode nascer com uma hérnia ou adquirí-la durante a vida.
Uma hérnia não melhora oudesaparece sozinha. Os lugares mais comuns de aparecerem hérnias são na virilha (região inguinal) , umbigo (umbilical ou peri-umbilical) e em locais previamente operados ( incisional).
RELATO DE CASO:
Paciente masculino, 75 anos, branco, agricultor, residente no interior de São Lourenço do Sul. Relata hérnia inguinal há 20 anos e que após um esforço físico iniciou subitamente com fortes doresabdominais, aumento do volume escrotal seguido de náuseas e vômitos. Procurou nosso serviço com o mesmo quadro e o exame físico do abdome mostrava-se tenso, doloroso a palpação e com ausência de ruídos. Foi levado ao bloco cirúrgico onde realizou herniorrafia. No trans operatório foi encontrado grande quantidade de íleo encarcerado e necrosado sendo ressecado cerca de 60cm de intestino delgado. Foi feitoanastomose intestinal seguida de plástica de bolsa escrotal. Paciente permaneceu internado por 24 dias alimentando-se por NPT com boa evolução pós operatória. Fala-se em estrangulamento da hérnia, quando o aporte sanguíneo do seu conteúdo é interrompido, o que acontece facilmente na hérnia encarcerada. Constitui uma emergência cirúrgica se não for feita uma rápida descompressão ao nível do orifícioherniário, desenvolve-se um processo progressivo que termina na necrose do conteúdo herniário.

DISCUSSÃO:

A patogénese das hérnias inguinais é multifactorial. Existem mecanismos fisiológicos desenhados para prevenir a formação de hérnias: a obliquidade do canal inguinal, a disposição dos anéis e a contracção muscular. A ineficácia destes, a patência do processo vaginal, o aumento da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hérnia inguinal encarcerada relato de caso e revisão de literatura
  • Câncer colorretal sincrônico – relato de caso e revisão de literatura
  • Tinea capitis simulando alopecia cicatricial: relato de um caso e revisão da literatura
  • Hérnia inguinal
  • HERNIA INGUINAL
  • hernia inguinal
  • ASPECTOS ANATÔMICOS E CLÍNICOS DA HÉRNIA DE DISCO: revisão de literatura
  • Hérnia inguinal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!