Hábitos e praticas alimentares

Páginas: 13 (3191 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2011
A ALIMENTAÇÃO DO FORTALEZENSE: HÁBITOS E PRÁTICAS ALIMENTARES
Ana Kerssya de Lima Santos1 Francisca Andréia Sousa Farias2 Liana Cleide Flor de Lima3 Lindolfo Alves Nascimento Neto4 Rafaelly Oliveira Lima 5 Rênya Patrícia Conceição Costa6 Sande Maria Gurgel D’Ávila 7 RESUMO
O artigo traz uma revisão teórica sobre a vinculação da cultura com as influências alimentares e os padrões de consumoalimentar, os hábitos alimentares do cearense/fortalezense e a variedade de sua culinária. Apóia-se em alguns dados coletados por aplicação de questionário e entrevista com uma pequena amostra de fortalezenses para responder a questão “Como se alimenta o fortalezense?”. É finalizado com a reafirmação da importância da educação alimentar para a segurança alimentar e nutricional das populações e ainclusão do profissional de Economia Doméstica nesse contexto como agente de intervenção social.

PALAVRAS-CHAVE: Cultura. Hábitos. Alimentação. 1 INTRODUÇÃO Alimentar-se adequadamente constitui um dos requisitos básicos para se gozar de saúde, ter energia e disposição para as diferentes atividades da vida cotidiana, prevenir doenças, principalmente às relacionadas a hábitos alimentaresinadequados, como a desnutrição, a obesidade, a anemia, problemas cardiovasculares e diabetes. Os índices mais elevados dessas doenças tendem a ser maiores nos países em desenvolvimento e, dentro desses, entre as camadas mais pobres das populações, indicando que a fome, a desnutrição e as carências nutricionais são expressões de insegurança alimentar. Para combater a insegurança alimentar é preciso que setenha em mente que buscar a segurança alimentar não deve ser um propósito individual e sim uma meta coletiva a ser perseguida por todas as nações, como um direito dos indivíduos.

Graduanda em Economia Doméstica na Universidade Federal do Ceará (UFC). Participante do Grupo de Estudos e Produção em Economia Doméstica (GEPED). akerssya@hotmail.com. 2 Graduanda em Economia Doméstica na UFC.Participante do GEPED. fandreiasfarias@yahoo.com.br. 3 Graduanda em Economia Doméstica na UFC. Monitora do GEPED. lianaflor@yahoo.com.br. 4 Graduando em Economia Doméstica na UFC. Participante do GEPED. lindolfoariano@yahoo.com.br. 5 Graduanda em Economia Doméstica na UFC. Participante do GEPED. faelly_fl@yahoo.com.br. 6 Graduanda em Economia Doméstica na UFC. Monitora do GEPED.renyapatricia@hotmail.com. 7 Profª. Dra. Adjunta do Departamento de Economia Doméstica da UFC. Coordenadora do GEPED. sande@ufc.br.
1

1

Com base nesta preocupação foi realizado um estudo preliminar sobre a alimentação do fortalezense, com o objetivo de investigar seus hábitos e práticas alimentares, através dos alimentos que consome no seu dia-a-dia. Partiu-se dos pressupostos de que o fortalezense não sealimenta bem, e que não consome a quantidade de frutas, legumes e hortaliças recomendada. O estudo pretendeu também verificar se o fortalezense utiliza em seu cardápio pratos típicos regionais. Para dar suporte ao estudo remeteu-se as contribuições teóricas de alguns autores apresentando a vinculação da alimentação com a cultura, as influências alimentares e os padrões de consumo alimentar. 2 REVISÃODE LITERATURA A cultura está associada à capacidade de conhecimentos, as idéias de crenças e a maneira como elas atuam em uma sociedade gerando um domínio de vida social (SANTOS, 1987). Em se tratando de cultura alimentar, Mielniczuk (2004) expõe que a mesma é constituída de hábitos alimentares cotidianos, que são compostos tanto pelo que é tradicional como por novos hábitos. A cultura é de fatoinfluenciadora na forma de como nos alimentamos e sentimos os sabores dos alimentos, pois, “todos nós possuímos os corpúsculos gustativos disseminados na língua e na abóbada palatina, mas depende do nível da cultura grupal o sentido do gosto, a sensação do prazer na alimentação” (CASCUDO, 1983, p. 428). Algumas práticas alimentares ocultam-se aos poucos, enquanto outras se enraízam nos hábitos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Práticas de atividades físicas e hábitos alimentares de adolescentes
  • Hábitos Alimentares
  • hábitos alimentares
  • Habitos alimentares
  • Hábitos alimentares
  • Habitos Alimentares
  • habitos alimentares
  • Hábitos alimentares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!