HÁBITOS RECONFIGURADOS E OBJETOS RESIGNIFICADOS: A VIDA COTIDIANA DOS INDIVÍDUOS NA VISÃO SOCIOLÓGICA DE ZYGMUNT BAUMAN

Páginas: 6 (1284 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2014
HÁBITOS RECONFIGURADOS E OBJETOS RESIGNIFICADOS: A VIDA COTIDIANA DOS INDIVÍDUOS NA VISÃO SOCIOLÓGICA DE ZYGMUNT BAUMAN

Leonildo José Figueira
leo.hist@gmail.com

A Preocupação com a administração da vida parece distanciar o ser humano da reflexão moral
(Zygmunt Bauman)

O presente trabalho objetiva produzir algumas reflexões em torno dos conceitos de Zygmunt Bauman, presentes em suaobra Aprendendo a pensar com a Sociologia. Não pretendemos esgotar as interpretações sobre o autor e sua obra, mas sim colaborar para uma importante discussão dentro do pensamento sociológico contemporâneo especialmente no que diz respeito ao uso da Sociologia no cotidiano dos indivíduos e a necessidade de compreender que os acontecimentos do mundo não são dados naturalmente, nem estão prontos eacabados, mas sim são produto de intervenções, interações, e socializações humanas.
O sociólogo polonês Zygmunt Bauman nasceu no dia 19 de novembro de 1925, em Poznán. Iniciou sua trajetória acadêmica na Universidade de Varsóvia, mas logo foi obrigado a deixar a academia, em 1968, ao mesmo tempo em que sua obra era proibida neste país. Bauman partiu para a Inglaterra, depois de passar pelo Canadá,EUA e Austrália. No início da década de 70 ele assumiu o cargo de professor titular da Universidade de Leeds, onde permaneceu por pelo menos vinte anos. Nessa ocasião ele teve contato com o intelectual que seria a base do seu pensamento, o filósofo islandês Ji Caze.
De modo geral podemos afirmar que as obras de Baumam perpassam as conexões sociais potenciais na sociedade contemporânea maisespecificamente denominada “pós-modernidade”. Para o sociólogo, a fluidez dos vínculos, que marca a sociedade contemporânea, encontra-se inevitavelmente inserida nas próprias características da modernidade; também, a intensa velocidade, e a onda de ideias como consequência da globalização são fatores que interferem nas relações entre as pessoas. Tais discussões apresentam-se como características dostextos do autor.
A obra Aprendendo a pensar com a Sociologia foi publicada originalmente em 1990 abordando temas atuais como corpo, intimidade, tempo, espaço, desordem, risco, globalização, identidade, etc. O livro nos mostra como a sociologia oferece maneiras de observar as experiências humanas, bem como as implicações de nossos atos sobre a maneira como conduzimos a vida.
Bauman propõe que aSociologia seja um instrumento de interrogação da vida social, e que nos possibilite ver que os aspectos da vida, mesmo aqueles que nos parecem simples e banais, podem ser repensados, refigurados e resignificados em todo tempo. O autor ainda reflete o modo como a sociologia pode objetivamente nos ajudar, seja na vida pessoal ou na relação social.
Ao tratar de uma tarefa da vida cotidiana, e que éalgo comum na contemporaneidade, Bauman mostra que a Sociólogo “faz a diferença no mundo”, uma vez que desperta o senso crítico frente as generalizações do senso comum. O Autor defende que todas as ações ou decisões que o ser humano toma em seu ambiente social têm significado ético e que, direta ou indiretamente têm um impacto em outras pessoas. Essa relação torna necessária a reflexãosociológica.
O autor se coloca contrário à ideia de que há liberdade e livre escolha por parte dos indivíduos, ideias, estas, que são geralmente disseminados na nossa sociedade. Bauman acredita que os indivíduos podem entrar em conflito consigo mesmos ao verificarem que devem se conformar com expectativas alheias, possibilitando sentimentos positivos ou negativos referente ao resultado das ações e dasexperiências. (BAUMAM, 2010) Os grupos ou as instituições, como já afirmava Emile Durkheim, exercem pressões sobre as ações individuais, apresentando, portanto características como a generalidade, a conectividade e a exterioridade.
Segundo Bauman “a Sociologia é um espaço de atividade contínua que compara o aprendizado com novas experiências e amplia o conhecimento, mudando nesse processo, a forma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vida para consumo
  • A Sociedade Contemporânea: a visão de Zygmunt Bauman
  • "Vida para consumo"
  • Zygmunt Bauman
  • Zygmunt Bauman
  • Zygmunt Bauman
  • ZYGMUNT BAUMAN
  • zygmunt bauman

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!