Hábitos alimentares

Páginas: 15 (3521 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE NUTRIÇÃO
DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS À SAÚDE













João Pessoa
2013






Introdução

Abordaremos a análise feita por antropólogos, relacionado a alimentação. Esses profissionais assimilaram conceitos importantes para o desenvolvimento das ciências sociais na da alimentação.
Nadécada de 70 foram feitas pesquisas relacionadas a alimentação, modo de vida e características culturais e levantou-se a questão que a alimentação é variável quanto a região, época e individuo.
Na década de 80n ainda que ocorressem estudos sobre alimentação, estas pesquisas perderam força, pois a preocupação estava voltada a corpo e doença, nesta época.
Já nos anos 90 o resurgimento mais forte daárea alimentícia foi na realização de congressos de nutrição e o casamento entre a sociologia e nutrição.













Os estudos de comunidade

A tradição dos estudos de comunidade geralmente entendeu a cultura
como totalidade indiferenciada em todas as suas dimensões e foi criticada por
tratá-la como um sistema fechado, funcional e isolado. Como afirmou Nogueira
(1968:182),foram três as tendências dos estudos de comunidade:
1) dar ênfase aos aspectos locais e atuais, numa exageração do grau de
isolamento da comunidade; 2) dar ênfase ao desenvolvimento histórico, com a
consideração simultânea das condições atuais; e 3) estudar a vida social da
comunidade e as condições ecológicas da região.

Quanto à alimentação, destaca-se o estudo de Cândido (1971), queampliou e renovou os estudos de comunidade anteriores e explicou as mudanças a partir da produção dos meios de sobrevivência, das relações entre o homem e seu hábitat na provisão daqueles meios. Cândido identificou, nessa que é uma monografia clássica sobre a alimentação, os padrões de sociabilidade e os aspectos das transformações culturais (tecnológicas, no sistema de crenças e valores). Não setratava mais de conceber a cultura como um sistema fechado. Ela estava exposta às transformações dadas em uma sociedade rural e tradicional pelo desenvolvimento do capitalismo urbano-industrial, que proporcionou novas feições ao meio ‘rústico’ paulista. Diante daquelas mudanças, eram maiores ou menores os graus de ajustamento dos distintos agrupamentos ao equilíbrio entre o meio físico e asnecessidades básicas vitais, que se satisfaziam através da exploração dos recursos naturais, mediante o emprego de tecnologias e de formas de organização
social. Esse conjunto de fatores e processos afetava a produção e a distribuição dos bens alimentícios, o sistema de abastecimento e o consumo alimentar, refletindo-se ainda na dimensão cultural.

Tanto esse estudo quanto os de comunidade foramefetuados entre as
décadas de 40 e 60, e na década de 70 a antropologia ganhou maior impulso e
atualização no Brasil. Naquele momento, a questão da desnutrição estava posta entre os efeitos adversos do ‘milagre econômico’ brasileiro e despertou o maior interesse das políticas governamentais de nutrição e alimentação, levando à ampliação dos financiamentos para as pesquisas nessa área, que resultouno envolvimento de antropólogos no tema da alimentação, sem que pudesse ser identificada a antropologia especializada no assunto, embora ela se voltasse para as questões urbanas, sensibilizando-se com a dramaticidade dos problemas sociais.


Hábitos e ideologias alimentares

Na década de 70,uma linha de estudos antropológicos voltou-se para a cidade. Especialmente para desvendar o modo de vidados grupos socialmente desfavorecidos, compostos de um conjunto de práticas e representações de tradições, entre os quais se incluiu a alimentação.
Apesar de heterogênios, os estudos produzidos por aquele grupo foram comentados por Wooctman (1978) e Velho (1977), ambos coordenadores do programa de pesquisa. Para eles, os hábitos alimentares foram compreendidos em formas. Uma delas formas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hábitos alimentares
  • Habitos alimentares
  • Hábitos alimentares
  • Habitos Alimentares
  • habitos alimentares
  • Hábitos alimentares
  • habitos alimentares
  • Habitos Alimentares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!