GÊNEROS TEXTUAISxTIPOS TEXTUAIS

327 palavras 2 páginas
- Que relação há entre gêneros e tipos textuais?
Eles são termos distintos, porém, na produção textual estão interligados. Por exemplo, no bate-papo do facebook, o qual é um gênero virtual podemos encontrar ao mesmo tempo fatos descritivos, narrativos e de opinião. Usamos esses elementos de acordo com as nossas necessidades de comunicação. Assim, um mesmo gênero pode conter vários tipos textuais diferentes.

- Por que os gêneros textuais são tratados como prática sócio-histórica?
Utilizamos diariamente inúmeros gêneros textuais dependendo das nossas práticas sociais diárias, de nossas situações discursivas. Como estamos vivendo na era eletrônica, novos gêneros vão surgindo a todo o momento de acordo com as nossas necessidades comunicativas. Assim, são tratados como uma prática social, pois os gêneros acontecem nos atos comunicativos e também são históricos porque os gêneros vão se modificando de acordo com nossas necessidades. Marcuschi diz: “(...) os gêneros textuais são fenômenos históricos, profundamente vinculados à vida cultural e social”.

- O que é heterogeneidade tipológica? Exemplifique.
. [...] os gêneros são uma espécie de armadura comunicativa que preenchido por sequências tipológicas de base que podem ser bastante heterogêneas, mas relacionadas entre si. Quando se nomeia certo texto como “narrativo”, “descritivo” ou “argumentativo”, não se está nomeando o gênero e sim o predomínio de um tipo de sequência de base. (MARCUSCHI, 2002:27).
Como foi exemplificado na primeira questão de que o bate-papo no facebook pode comportar ao mesmo tempo uma narração, descrição, e uma opinião. Assim, na maioria das vezes há essa gama de variedade que chamamos de heterogeneidade tipológica. Outro exemplo seria a carta pessoal, nela pode haver tanto uma narrativa (contar uma história que aconteceu), uma argumentação (argumentar a respeito da história) e uma descrição (descrever em detalhes uma história).

Relacionados