GÊNEROS DIGITAIS COMO MATERIAL DIDÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

5918 palavras 24 páginas
GÊNEROS DIGITAIS COMO MATERIAL DIDÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Edilayne Dantas da Silva
Luís Paulo Leopoldo Mercado
Universidade Federal de Alagoas - Brasil

Resumo
Este artigo aborda as possibilidades de utilização dos gêneros digitais em salas de aula de Língua Portuguesa. Apresenta as definições desses gêneros e a forma como se efetivam, importância do uso dos textos disponíveis na Internet, em conjunto com os gêneros textuais tradicionais, apresentando propostas de atividades envolvendo chat, blog, hipertexto, home Page, fórum de discussão e email.
Palavras-Chave: Gêneros Digitais – Ensino de Língua Portuguesa - TIC

1 – Introdução
Entre os comentários comuns feitos sobre o ensino da Língua Portuguesa, estão os de que é uma língua complicada e pouco atrativa, o que leva os professores a uma prática enfadonha. Diante disso, alguns recursos estão sendo inseridos na metodologia do ensino da língua para atrair a atenção do alunado e retirar os rótulos negativos que circundam o ensino do nosso idioma, além de contribuir para a melhoria no aprendizado.
Levando em consideração o fato de que o ensino nas escolas deve ser voltado para a qualidade das aulas, visando à aprendizagem como meta a ser atingida através de meios que levem o aluno ao interesse pelas aulas e à absorção dos conteúdos, e o processo de digitalização que se estabelece com extrema rapidez no mundo, as escolas não poderiam ficar à margem do processo de inserção de novas tecnologias, entre elas, o computador para acesso à Internet.
O uso da Internet é cada vez mais fácil e freqüente, pois, mesmo os alunos que não dispõem de computador, podem acessá-lo por outros meios, um deles são as casas que disponibilizam computadores para o público em geral. Daí cabe ao professor de Língua Portuguesa inseri-los nesse contexto, aliando a prática de sala de aula a uma ferramenta presente no cotidiano dos alunos e tornar as aulas interativas e atrativas.
Com o uso da Internet, é possível

Relacionados

  • Compreender o Behaviorismo William Baum
    157092 palavras | 629 páginas
  • Compreender O Behaviorismo William Baum
    157092 palavras | 629 páginas