Gênero textual artigo cientíco

799 palavras 4 páginas
ARTIGO CIENTÍFICO
SCIENTIFIC PAPER

Aldivan Almeida Barbosa
Daniella Hellen Melo Porto
Rone Nascimento da Silva
Sergio Ricardo do Nascimento

Unifap – Graduandos do Curso de Licenciatura em Física
Resumo
Este trabalho apresenta o artigo científico quanto à estrutura de produção desse gênero textual a partir do artigo sobre a “Análise do Uso de um Texto Paradidático Sobre Energia e Meio Ambiente”(ASSIS et TEIXEIRA, 2001), fundamentado nos conceitos da disciplina de Português Instrumental (PAULA, 2014), objetivando compreensão e interpretação textual, discernida na escrita científica.

Palavras-chave: Português Instrumental, Leitura e ensino de Física; Gêneros Textuais. Abstract
This work presents the scientific article about the production structure of this genre from the article on "Using the Analysis of a paradidactic Text About Energy and Environment", based on the concepts of the discipline of Portuguese Instrumental (PAULA, 2014), aiming understanding and textual interpretation, discerned in scientific writing.

Keywords: Portuguese Instrumental, reading and teaching of physics; Text Genre.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca sedimentar os conceitos apreendidos em Português Instrumental (PAULA, 2014) na produção do gênero textual: Artigo Científico. Para tanto, inicia-se o presente artigo questionando sua produção: por quê? e para quê? Onde se coloca que o principal objetivo é publicar ideias de forma estruturada para o avanço da fronteira do conhecimento. O texto em produção científica tem o foco no autor (KOCH, 2006), com forte tendência ao “assujeitamento” em razão do rigor exigido na confecção desses textos, devendo ser evitado. O modelo de interpretação empregado é o de estruturas profundas causais, do tipo supra-individual (Dascal, 1992), uma vez que envolve a defesa de ideias e onde a noção de sujeito é desnecessária (idem). Noutra feita, a produção de artigos científicos podem ser mais específico ou menos específico em

Relacionados

  • resumo magisterio
    12508 palavras | 51 páginas