gzdrg

992 palavras 4 páginas
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
CURSO: Engenharia Civil
Disciplina:
Período Letivo:
Série:
Periodo:
Desenvolvimento Pessoal e
1° sem/2014
1ª Série
Não definido
Profissional
Semestre de Ingresso: 1°
Ano de Ingresso: 2014
C.H. Teórica:
C.H. Outras:
C.H. Total:
20
20
40

Ementa
Estudo das questões que envolvem a inserção do sujeito no mundo do trabalho. Estabelecimento de projeto de vida. Competência social. Competência interpessoal. Características do processo seletivo. Independência financeira. Miscigenação étnico-racial, diversidade cultural e sua influência na construção social do Brasil. História e cultura afro-brasileira e indígena. Desigualdades que atingem historicamente determinados grupos sociais, em especial: afrodescendentes e indígenas. As definições étnico-raciais e as políticas de ação afirmativa.

Objetivos
%u2022 Auxiliar o aluno na elaboração ou revisão de seu Projeto de Vida, a partir de um processo de autoconhecimento, reflexões sobre o contexto atual e as competências fundamentais para posicionar-se nele.
%u2022 Estimular a formação de um profissional não apenas técnico, mas também cidadão, ético e com autonomia intelectual para escolher seus próprios valores de vida. Inserir o aluno no contexto do mercado de trabalho, mostrando-lhe que um bom profissional também precisa conhecer o mundo em que vive e a sociedade em que se relaciona.
%u2022 Apresentar informações atualizadas sobre o mercado de trabalho e oferecer ferramentas aplicáveis ao Projeto de Vida, a fim de potencializar a empregabilidade. Inserir o aluno no contexto da sociedade atual, facilitando e estimulando a construção de relações interpessoais mais democráticas, pautadas na convivência e aceitação da diversidade cultural e étnico-racial do Brasil.
%u2022 Fomentar no aluno atitudes éticas, morais e antropológicas que permitam estabelecer vínculos saudáveis e dignos com todos à sua volta, valorizando as diferenças e as características de cada ser.

Relacionados