gyhujiuhtrlk

2254 palavras 10 páginas
Colecistografia Oral

O objetivo da colecistografia ou colecistograma oral é estudar radiológicamente a anatomia e a função do sistema biliar.A colecistograma oral mede: (1) a capacidade funcional do fígado de remover o meio de contraste administrado por via oral da corrente sanguínea e excretá-lo juntamente com a bile,(2) a perviedade e a condição dos duetos biliares e (3) a capacidade de concentração e de contração da vesícula biliar.

INDICAÇÕES CLÍNICAS:

Várias condições anormais podem ser demonstradas durante o colecistograma oral. Estas incluem:

- Colelítiase ou cálculos biliares: Colelitíase é a presença de cálculos no interior da vesícula biliar.[1]
Esses cristais ou cálculos podem ocorrer em diversas porções do trato biliar, como o ducto colédoco (causando colédocolitíase) e a vesícula biliar. Os cristais podem obstruir o trato biliar, causando icterícia, e o ducto pancreático, levando à pancreatite. A colelitíase se trata especificamente da formação desses cristais na vesícula biliar.

- Colecistite aguda ou crônica: A colecistite é a inflamação da vesícula biliar. A colecistite aguda é uma emergência médica que se não tratada pode complicar levando à morte.

Os doentes em risco são mulheres em período fértil, obesos e indivíduos com idade entre quarenta e cinquenta anos. A dieta rica em gorduras é um comportamento de risco, assim como as perdas ou ganhos de peso rápidas e a diabetes mellitus.

- Neoplasias Câncer de vesícula biliar é um tipo relativamente incomum de câncer. Se é diagnosticado precocemente, pode ser curado com a remoção da vesícula biliar (colecistectomia). Geralmente é encontrado após o aparecimento de sintomas como dor abdominal e icterícia, e após ter se espalhado para outros órgãos, como o fígado.

- Estenose biliar A estenose biliar é um estreitamento anormal do ducto biliar comum, o tubo que move bile (uma substância que ajuda na digestão) do fígado para o intestino delgado.

- Anomalias congênitas

Relacionados