gyhug

333 palavras 2 páginas
Resenha Crítica
Dados Gerais
Disciplina Administração
Professor Vitor Príncipe
Aluno Turma Eng. Mecânica , sala 208 C Telefone
Análise do Texto
Título do Texto Análise do Ambiente
Autor (es) PAGNONCELLI, Dernizo; VASCONCELOS Filho , Paulo.Sucesso empresarial planejado. Rio de Janeiro: qualitymark, 1992.
Palavras-Chave do Texto (no máximo 4 palavras)
Oportunidades Ameaças Forças Fraquezas
Descrição do Assunto (no máximo 50 palavras) O texto fala sobre a análise do ambiente de trabalho como um processo de identificação de oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que podem afetar no processo de desenvolvimento da empresa.
Apreciação Crítica (no máximo 300 palavras) De acordo com o conceito atual de Planejamento Estratégico, a sobrevivência e o sucesso da empresa dependem da sua sintonia com o meio ambiente. A dependência da empresa em relação ao seu ambiente torna vital um esforço permanente de monitoramento dos ambientes externo e interno. “Na medida em que se constrói uma sociedade mais aberta, as influencias externas são mais decisivas na direção consciente e na atuação coerente de uma empresa. Estas influencias externas tem de ser medidas e avaliadas passo a passo; os seus reflexos precisam ser considerados o quando antes em nosso planejamento.” ( afirmou Alan Charles Long, presidente da Souza Cruz). “A influencia mais importante sobre a política e a estratégia de uma empresa é o ambiente externo. Quanto mais complexo, turbulento e variável for este ambiente, maior será o seu impacto sobre a empresa. Todas as organizações, grandes e pequenas têm que prestar atenção, para sua sobrevivência, a seus ambientes quando formulam e implantam políticas e estratégias.” ( afirmou George Steiner, renomado consultor da UCLA, no livro “Política e Estratégia Administrativa” ) Considerando as opiniões e a realidade que fundamentam a importância do Planejamento Estratégico, podemos afirmar, com convicção, que o

Relacionados