Gxsgshs

2486 palavras 10 páginas
COLÉGIO MARISTA - PATOS DE MINAS
2º ANO DO ENSINO MÉDIO - 2012
Professor (a): Flávio Matias de Araujo

Gabarito: Roteiro de Filosofia – 1ª Recuperação autônoma
_______________________________________________________________________
Questões de 01 a 07;
Referentes à unidade 3 – O Conhecimento;
Capítulo 9 – O que podemos conhecer?

Questão 01: Quais são as principais características do conhecimento intuitivo?

O conhecimento intuitivo é imediato – alcançado sem intermediários –, um tipo de pensamento direito, um tipo de pensamento inexprimível, uma visão súbita.

Questão 02: O que é conhecimento discursivo? Dê 2 exemplos.

O conhecimento discursivo, pela razão supera as informações concretas e imediatas recebidas por intuição e organiza-as em conceitos ou ideias gerais que, devidamente articulados pelo encadeamento de juízas e raciocínios, levam a demonstração e à conclusões.

Questão 03: A partir do que você estudou sobre “O que podemos conhecer?”, responda:
a) O que é um filósofo cético?

O filosofo cético observa, pondera e conclui, nos casos mais radicais de ceticismo, que o conhecimento é impossível. Nas tendências moderadas, o filosofo cético suspende provisoriamente qualquer juízo ou admite apenas uma forma relativa de conhecimento, reconhecendo os limites para a apreensão da verdade.

b) O que é a filosofia dogmática?

A filosofia dogmática serve para identificar os filósofos que estão convencidos de que a razão pode alcançar a certeza absoluta.

c) É possível recusar tanto o ceticismo como o dogmatismo? Justifique sua resposta.

Kant chega à conclusão de que não se pode conhecer as coisas como tal com são em si, mas apenas os fenômenos, isto é, recusa a possibilidade da certeza absoluta (dogmatismo) e a impossibilidade de conhecer (ceticismo radical).

Questão 04: O que há de comum entre Marx, Nietzsche e Freud? Em que eles se distinguem, com relação à possibilidade de conhecer?

Os três

Relacionados