gvvv

1295 palavras 6 páginas
Podemos estimar aproximadamente a carga nuclear efetiva usando a carga nuclear e o número de elétrons internos.
Por exemplo, o magnésio (número atômico 12) tem configuração eletrônica [Ne] 3s2.
A carga nuclear do átomo é 12+, e a camada mais interna de Ne consiste em dez elétrons.
Grosso modo, esperaríamos que cada elétron mais externo sofresse uma carga nuclear efetiva de aproximadamente 12-10 = 2+, como mostrado de modo simplificado na FIGURA 3.a.

Figura 3 – (a) A carga nuclear efetiva sofrida pelos elétrons de valência do magnésio depende principalmente da carga 12+ do núcleo e da carga 10- do cerne do neônio. Se o cerne de neônio fosse totalmente eficiente em blindar do núcleo os elétrons de valência, cada elétron de valência sofreria uma carga nuclear efetiva de 2+. (b) Os elétrons 3s têm alguma probabilidade de estar dentro do cerne de Ne. Como conseqüência dessa “penetração”, os elétrons mais internos não são totalmente eficientes em blindar os elétrons 3s do núcleo. Assim, a carga nuclear efetiva sofrida pelos elétrons 3s é maior que 2+.
Entretanto, esse cálculo subestima a carga nuclear efetiva porque os elétrons mais externos de um átomo têm muitas probabilidades de estar no cerne, como mostrado na FIGURA 3.b.
De fato, cálculos mais detalhados indicam que a carga nuclear efetiva agindo nos elétrons mais externos do Mg é na realidade 3,3+.
Ac arga nuclear efetiva sofrida pelos elétrons mais externos aumenta quandog p q passamos de elemento para elemento por um período da tabela.
Apesar de o número de elétrons internos permanecer o mesmo à medida que nos movemos no período, a carga nuclear real aumenta.
Os elétrons de nível mais externo adicionados para contrabalançar o aumento da carga nuclear blindam uns aos outros com muito pouca eficiência.
L l ft i t itLogo, a carga nuclear efetiva aumenta progressivamente.
Por exemplo, os elétrons mais internos 1s2 do lítio (1s22s1) blindam os elétrons mais externos 2s do núcleo carregado 3+ com

Relacionados

  • o caralho
    256 palavras | 2 páginas
  • Eletrônica
    1530 palavras | 7 páginas
  • Estatísticas
    73866 palavras | 296 páginas
  • impermeabilização - laje de cobertura
    91449 palavras | 366 páginas