guyugugyu

3791 palavras 16 páginas
01. (Unifesp) Considere a receita.
Receita de pão

Ingredientes:
500 mL de água.
1 e ½ kg de farinha de trigo.
1 copo de óleo.
3 colheres (sopa) de açúcar.
1 colher (chá) de sal.
50 g de fermento biológico.

Modo de preparo:
Amornar a água e colocar o óleo, o açúcar, o sal e o fermento em uma tigela.
Misturar tudo e acrescentar, aos poucos, a farinha, até a massa desgrudar das mãos.
Tirar a massa da tigela, colocá-la na mesa e sová-la.
Colocar uma bolinha de massa em um copo com água.
Enrolar a massa e deixá-la crescer, até a bolinha subir no copo com água. Depois, é só colocar a massa em uma forma e assá-la.
Qual processo biológico é o responsável pelo crescimento da massa do pão? Considerando esse processo, explique por que a bolinha no copo com água vem à tona depois que a massa cresce.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02. (Ufal) Os glicídios, também chamados de açúcares ou carboidratos, constituem a principal fonte de energia para os seres vivos e estão presentes em diversos tipos de alimentos. O mel contém o glicídio glicose; a cana-de-açúcar é rica em sacarose; o leite contém lactose; os frutos adocicados contêm frutose e glicose entre outros; a celulose, que forma as paredes das células vegetais, é um exemplo de glicídio. O ATP, trifosfato de adenosina, a principal substância envolvida nos processos energéticos celulares, também apresenta um glicídio (a ribose) em sua composição.
a) Classifique cada molécula de glicídio citada no texto acima;
b) No caso dos dissacarídios especifique os monossacarídios que os constituem;
c) Cite duas estruturas

Relacionados