guy fwakes

383 palavras 2 páginas
Introdução esse trabalho ira lhe explicar o funcionamento e entendimento de uma usina termoelétrica, que funciona principalmente por sua turbina, que gira com a pressão da agua, gerando energia mecânica, depois e transformada em elétrica por um gerador de energia.

Usinas termoelétricas
Uma usina termelétrica e um conjunto de equipamentos que a finalidade é a geração de energia elétrica, através de um processo mecânico.
Nas usinas térmicas convencionais, a primeira etapa consiste na queima de um combustível(que nas usinas nucleares e o usado a fissão nuclear) fóssil, como carvão, óleo ou gás, transformando a água em vapor com o calor gerado na caldeira.
A segunda e a alta pressão, para girar a turbina, que aciona o gerador elétrico.
Na terceira parte, o vapor é condensado, transferindo para um circuito independente de refrigeração, retornando a água à caldeira, completando o ciclo.
A força mecânica obtida pela pressão que faz girar o gerador, que também gira e colocado mecanicamente à turbina é que transforma a potência mecânica em potência elétrica.
A energia gerada é levada através de cabos ou barras condutoras, dos terminais do gerador até o transformador elevador, onde tem sua tensão elevada para uso domestico, através de linhas de transmissão, até os centros de consumo.
Depois a energia tem sua tensão e rebaixada a níveis adequados para utilização dos consumidores.

Gerador de energia (alternador)
O alternador funciona com o principio Indução eletromagnética, ele aproveita o mesmo princípio físico básico, onde a corrente elétrica flui através do rotor criando um campo magnético que induz a movimentação dos elétrons nas bobinas do estator, que resultará em corrente alternada. É importante saber que a intensidade desta tensão/corrente não é constante. Após cada giro de 360 graus, o ciclo da tensão se repete. Por isso, num giro uniforme consegue-se uma alteração periódica da tensão, que pode

Relacionados