guteenberg

2078 palavras 9 páginas
Johannes Gutenberg
Nome Completo
João Gutenberg (em português) / Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg (em alemão)
Quem foi
Gutenberg foi um importante inventor alemão do século XV. Atuou também com gráfico e gravador.
Nascimento
Gutenberg nasceu na cidade de Mainz (Alemanha) em 1398 (data desconhecida)
Morte
Gutenberg morreu na cidade de Mainz (Alemanha) em 3 de fevereiro de 1468.
Principais realizações
- Inventou a prensa de tipos móveis, em 1439, que revolucionou a produção de livros no século XV. Graças a essa invenção, os livros, que antes eram reproduzidos a mão, passaram a ser impressos e produzidos de forma mais rápida e barata. Essa invenção foi de extrema importância na época do Renascimento, pois favoreceu a circulação de ideias e conhecimentos de forma mais rápida. O invento também favoreceu o processo das Reformas Religiosas.
Curiosidade
- O primeiro livro impresso pelo método inventado por Gutenberg foi a Bíblia Sagrada, impressa em 1455

O ourives e impressor Johannes Gutenberg nasceu na cidade alemã de Maguncia (Mainz) aproximadamente no ano 1400 d.C. Seu verdadeiro sobrenome era Johannes Gensfleisch Zur Laden. O nome com o qual ficou famoso mundialmente se deve à fazenda (Zurn Gutenberg) de sua família, que era uma das principais daquela cidade.
Em sua juventude uniu-se à agremiação dos ourives e também trabalhou como estampador de lâminas. Paralelamente, tentava conseguir um processo de impressão mais rápido. Conseguiu tal fato com peças cúbicas, ou tipos, de madeira que em uma de suas faces tinham uma letra entalhada em relevo. Esta face com a letra entalhada era pintada e, em seguida, era pressionada sobre um pergaminho para conseguir a impressão.
Em 1434, Gutenberg mudou-se para Estrasburgo (atualmente na França), onde montou um atelier de ourivesaria junto de vários sócios. Além de lapidar pedras preciosas, manufaturar lentes e espelhos, Gutenberg continuou trabalhando, secretamente, na técnica da impressão.
Perto de

Relacionados